quinta-feira, 29 de novembro de 2018

Boçalnaro, o atraso e a ignorância climática

O presidente Jair Bolsonaro gosta de se inspirar no padrão norte-americano de Donald Trump. Lá e cá, são dois personagens truculentos e folclóricos que se tornaram presidentes improváveis. Ambos são daqueles boçais que gostam de desqualificar a ciência e dizer que "essa coisa aí de mudança climática é uma besteira, tá ok?" (se falar essa frase com a língua presa ganha 10 pontos).

Tem quem goste do estilo. Mas é evidente que estamos andando para trás. Lamentável! As declarações de Bolsonaro sobre os motivos que o levaram a cancelar a COP-25, a Conferência do Clima das Nações Unidas, que seria realizada no Brasil em 2019, são ridículas e preocupantes.

Dizer que é economia de recursos, vá lá, mas argumentar com essa pataquada de "triplo A" mostra bem o nível intelectual descerebrado desse governo que tem como guru o astrólogo e pseudo-filósofo Olavo de Carvalho e como chanceler Ernesto Araújo, um blogueiro hidrófobo que acha que o aquecimento global é invencionice da esquerda.

O tal do "triplo A" entra para o rol de ameaças como a URSAL, a conspiração illuminati e a invasão de marcianos: segundo Bolsonaro, realizar a COP-25 no Brasil colocaria em risco a soberania nacional por conta dessa faixa territorial imaginária que envolve os Andes, a Amazônia e o Atlântico, da qual "forças ocultas" internacionais querem se apoderar. Começamos bem. Socorro!