quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Caso do filho de Haddad envolve ética e política

Como chegou ao Blog do PPS a informação que o prefeito Fernando Haddad teria considerado um ataque pessoal (e, portanto, alheio à política) a nota Papai e mamãe Haddad devem estar orgulhosos, que relata com ironia o caso pitoresco da aprovação em concurso público municipal do filho e de dois amigos (os mesmos que já foram notícia por estarem nomeados em cargos de livre provimento na Prefeitura), são necessários alguns esclarecimentos.

Não há intenção de citação pessoal. A informação é pública (reproduzida do Diário Oficial) e a questão é essencialmente política. Em nenhum momento há qualquer insinuação sobre a legitimidade do concurso. Ao contrário. Simplesmente registramos a coincidência de um caso que já foi apontado no início deste ano como possível nepotismo e favorecimento (negados pela Prefeitura), ao serem nomeados para cargos de confiança, na Secretaria de Governo, os amigos do filho do prefeito. Os mesmos personagens que agora, juntos, foram aprovados na primeira fase do concurso para os novos cargos criados pela gestão Haddad.

A partir da postagem do Blog do PPS, que teve grande repercussão exatamente por envolver questões éticas e políticas relevantes, cidadãos interpretaram das mais variadas maneiras a notícia. Por exemplo: Claudio Vieira, do Movimento "Adote um Vereador", encaminhou denúncia ao Ministério Público Federal e ao Ministério Público do Estado de São Paulo. É um direito do cidadão.

O nosso interesse é apenas o debate político do tema. Reveja o que foi postado no Blog do PPS e as matérias do início do ano, relatando a nomeação na Prefeitura dos amigos do filho de Haddad, por exemplo, nos jornais O GloboFolha de S. Paulo e na revista Veja São Paulo.