segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Futebol é lugar para bárbaros?

Cenas de selvageria se tornaram tristemente comuns no futebol. A começar por dirigentes despreparados até torcedores que se reunem em gangues organizadas para cometer crimes e defender seus interesses sob a benção de dirigentes e políticos.

Do que se viu da violência dos torcedores do Coritiba, na capital paranaense, que sempre foi tida como exemplo de civilidade, às cenas de pugilato nas ruas do Rio, entre os próprios torcedores do Flamengo, são imagens que não podem passar sem providências drásticas.

A torcida do Palmeiras, uma trágica "mancha" na história do esporte paulista, também contribuiu para os piores momentos do ano ao agredir jogadores do clube. E a diretoria, o que fez? Nada! Ao contrário, cuida paternalmente desses baderneiros e criminosos.

Essa é a cultura futebolística brasileira. Torcedores profissionais e dirigentes amadores. O verdadeiro apaixonado pelo futebol acompanha o jogo pela TV, pois quem vai aos estádios corre o risco de morrer nas mãos de um imbecil uniformizado qualquer. Triste repetição dos fatos.