quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

O Zoneamento da "Legolândia" do Haddad

A Câmara Municipal de São Paulo espera votar logo o Orçamento de 2016 para entrar em recesso, sob as ordens do governo para aprovar antes a Lei de Parcelamento, Uso e Ocupação do Solo. A oposição e (note a dimensão da "ruinddad") até mesmo parte da base de sustentação são contra.

Afinal, tal lei deveria ser baseada no Plano Diretor, mas na verdade ambos estão mais para "Plano Exterminador do Haddad" (que ignora os efeitos das suas ações na vida cotidiana da cidade e despreza qualquer visão de sustentabilidade, priorizando seu pragmatismo raso e eleitoreiro).

O Executivo tem o péssimo hábito de querer dar as cartas no Legislativo, fazendo-o funcionar como mero puxadinho, tratando os vereadores da base como despachantes de luxo (e parece que a maioria gosta mesmo disso). A chamada Lei de Zoneamento é um exemplo típico: a Prefeitura tenta impor a sua vontade, realiza audiências públicas pró-forma, inclui uns mapas indecifráveis no Projeto, manda as ordens para a base e pronto! Acha que vai enfiar goela abaixo da população suas ideias mirabolantes.

Como já disse, com razão, o vereador Andrea Matarazzo (PSDB), "o prefeito Haddad conhece a cidade pelo Google Maps". Pois é assim que ele administra: ao rabiscar ciclofaixas sem qualquer racionalidade ou planejamento, ao reduzir a velocidade de vias expressas, ao entregar áreas verdes de mão beijada para a especulação imobiliária e agora ao modificar a Lei de Zoneamento. O prefeito parece um adulto irresponsável brincando de ser criança, administrando a sua cidade Lego.

Não há transparência, clareza, coerência ou precisão nas propostas da Prefeitura. Não se tem os mínimos detalhes dos perímetros e limites de cada zona, não há um descritivo exato do que deseja a gestão Haddad, mas simplesmente um amontoado de mapas e textos imprecisos. Porém, o que às vezes parece apenas displicência, repare, acaba se tornando o modus operandi deste governo (e deste partido). Estão aí as investigações a provar... Olho neles!