segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

FAP se reúne e define Plano de Trabalho para 2016

A Direção Executiva e o Conselho Curador da FAP (Fundação Astrojildo Pereira) se reuniram neste final de semana em Brasília para aprovar o Plano de Trabalho de 2016. Das atividades programadas para o próximo ano se destaca a Conferência das Cidades e da Governança Democrática, que será realizada em Vitória, no Espírito Santo, nos dias 19 e 20 de março.

Entre as prioridades da FAP também está a (re)criação das representações nos estados e a definição de uma nova dinâmica de trabalho, melhorando a comunicação entre dirigentes e conselheiros, e adotando procedimentos mais eficazes de apresentação e execução de projetos.

Foi criada uma comissão para definir a política editorial e os novos procedimentos de coleta, seleção e aprovação dos livros a serem publicados pela FAP, tendo como critério o princípio estatutário de "editar e veicular publicações que possam servir como referências teóricas, políticas e culturais para as lutas democráticas e progressistas da sociedade brasileira".

Também será incentivado o contato e a articulação de eventos conjuntos com outras organizações da sociedade e fundações partidárias, preferencialmente de legendas como PV, PSB, Solidariedade, Rede Sustentabilidade, PSDB e PMDB, nos moldes do que já ocorreu em 2015 com o "Diálogos Brasil" e que vem sendo realizado com o "Saídas para a Crise".

Diga-se, aliás, que há um novo encontro desta série "Saídas para a Crise" no Rio de Janeiro (ASA – Associação Scholem Aleichem, Rua São Clemente, 155), nesta quinta-feira, dia 10, reunindo o cientista social Luiz Werneck Viana, o cientista político Cesar Benjamin e o jornalista e ex-deputado Milton Temer, com mediação do deputado estadual Comte Bittencourt (PPS/RJ).

Além do Plano de Trabalho foram debatidos inúmeros outros temas, como a necessidade de se resgatar a história do PCB/PPS com os movimentos sociais, operários, camponeses, negros, indígenas etc., além da visão da FAP sobre tragédias ambientais como a de Mariana (MG) e a responsabilidade do poder público e das empresas envolvidas.

Também foi definido que cabe judicialmente um pedido de esclarecimento à Comissão Nacional da Verdade sobre a acusação unilateral contra três ex-integrantes do Partido Comunista Brasileiro, com base em depoimentos de agentes da repressão ao livro "A Casa da Vovó", do jornalista Marcelo Godoy, que foram anexados ao relatório final da comissão que investigou violações de direitos humanos cometidas entre os anos de 1946 e a promulgação da Constituição democrática de 1988.

Atividades de formação política (com cursos presenciais e de ensino à distância) serão promovidas para militantes, pré-candidatos, dirigentes e simpatizantes, sobretudo valorizando a história do PCB/PPS e esclarecendo qual é o papel dos vereadores e dos prefeitos que serão eleitos em 2016, e como eles podem se inserir na prática da governança democrática.

Será incentivada e aprimorada a presença da FAP na internet e nas redes sociais, tanto através do seu Portal quanto de publicações como a Revista Política Democrática e páginas de apoio, como a Esquerda Democrática, para divulgação de ações, artigos, eventos e debates de ideias.

A TVFAP.net, no ar há nove meses, terá continuidade com a sua programação jornalística de conteúdo abrangente e qualificado. Conceitualmente, o objetivo é entender o atual momento do país e manter o diálogo com personalidades e instituições do campo da política democrática e republicana (muito além dos limites partidários do PPS, que também possui a sua própria TV), além do meio acadêmico, científico, artístico e cultural.