terça-feira, 5 de fevereiro de 2019

Caras novas na Câmara Municipal de São Paulo

Os vereadores retomam os trabalhos no plenário da Câmara Municipal de São Paulo com novidades. Para o lugar de Sâmia Bomfim (PSOL) e David Soares (DEM), eleitos e empossados deputados federais, assumem respectivamente os suplentes Celso Giannazi (PSOL), irmão do deputado estadual Carlos Giannazi (PSOL), e Beto do Social (PSDB).

Até o final de fevereiro também Conte Lopes (PP) deverá renunciar ao mandato na Câmara Municipal para ser empossado deputado estadual, sendo substituído pelo próximo suplente da coligação que o elegeu vereador em 2016, integrada por PP, PSD, DEM e PSDB.

Por isso, os até então suplentes Dalton Silvano (DEM) e Caio Miranda (PSB) herdam definitivamente os mandatos do capitão da PM e do pastor evangélico, filho de R.R. Soares, que assumem seus mandatos na Câmara dos Deputados e na Assembleia Legislativa de São Paulo.

Outros três vereadores tucanos estão licenciados por ocuparem secretarias na administração do prefeito Bruno Covas (PSDB): Aline Cardoso, Daniel Annemberg e João Jorge. Sendo assim, os próximos na lista de suplência da coligação são os também tucanos Quito Formiga Beto do Social, que já ocupam interinamente as cadeiras dos titulares. O terceiro suplente, para o lugar de Conte, seria Edson Aparecido.

Ocorre que o tucano Edson Aparecido também é secretário municipal, e o seguinte na fila, Jonas Camisa Nova (DEM), que lançou o filho candidato a deputado estadual pelo PR em 2018, enfrenta problemas de saúde e pode não assumir o cargo.

Nesse caso, e não havendo o retorno de nenhum dos vereadores licenciados, Thammy Miranda (foto), o filho trans da cantora Gretchen e suplente pelo PP, assumiria por alguns meses uma cadeira na Câmara de São Paulo (leia aqui). É uma possibilidade.

Bancada do PPS

Os vereadores do PPS, Soninha Francine e Claudio Fonseca, seguem ocupando seus lugares nas comissões de Finanças e Orçamento e de Constituição e Justiça, respectivamente. O PPS tem vaga ainda nas comissões de Direitos Humanos e da Criança e do Adolescente. Além disso, Soninha prossegue na suplência da Mesa Diretora.

No mandato da Soninha, há novidade na chefia de gabinete. O novo responsável é o jornalista Cesar Hernandes, que participou das duas campanhas da vereadora como candidata à Prefeitura de São Paulo nos anos de 2008 e 2012, e já atuou na Liderança do PPS, na Secretaria de Assistência Social e na Subprefeitura da Lapa.

O ex-chefe de gabinete Leonardo Casal Santos é desde janeiro o subprefeito da Lapa, substituindo o presidente do PPS paulistano, Carlos Fernandes, que comandou essa Subprefeitura nos dois primeiros anos da gestão dos prefeitos João Doria e Bruno Covas. Seguimos acompanhando o trabalho de todos.

Leia tudo sobre o mandato dos vereadores do PPS:

Página da Soninha Francine

Página do Claudio Fonseca

Perfil pessoal da Soninha Francine

Perfil pessoal do Claudio Fonseca