quarta-feira, 5 de dezembro de 2018

Após polêmica, vereadores de São Paulo refazem pauta; atenção para projetos que interessam a moradores de prédios e ruas com feira livre

Como era previsível depois da confusão que se estabeleceu sobre o que seriam "projetos polêmicos" e os critérios para serem pautados ou retirados da pauta, nada foi votado na sessão de terça-feira da Câmara Municipal de São Paulo. Não houve entendimento político. Duas novas pautas foram então publicadas para as sessões desta quarta-feira, 5 de dezembro.

A primeira pauta basicamente repete a de terça-feira, mas ficou restrita aos projetos que estão em 1ª votação, excluindo aqueles que iriam para 2ª e definitiva votação. Foi também incluído um projeto do Executivo que trata de abono aos profissionais da Educação.

Já uma segunda pauta traz seis novos itens. Além deste já mencionado do Executivo, repetido da primeira, há outros cinco projetos de vereadores, também em 1ª votação. Um deles trata do incentivo à implantação de crematórios na cidade, sejam eles públicos ou privados.

Outros dois projetos, se e quando aprovados, acarretarão mudanças e despesas para todos os moradores de prédios em São Paulo. Um obriga a instalação de gerador de energia elétrica em todos os edifícios, outro determina a instalação de pontos de tomada nas vagas de veículos em garagens residenciais e comerciais (para veículos elétricos).

Outro projeto estabelece ainda um rodízio nas ruas destinadas às feiras livres em todos os bairros, com um período máximo de dois anos consecutivos em cada endereço, a não ser que estejam situadas em locais que não causem transtornos aos moradores, como baixos de viadutos e praças.

Projetos em 2ª e definitiva discussão, além dos tais "projetos polêmicos", eles próprios motivos de grande polêmica entre os vereadores, estão adiados para uma próxima votação.