quarta-feira, 11 de abril de 2018

De Bernardinho a Sérgio Moro, Fórum da Liberdade trata da "Voz da Mudança" que o Brasil precisa ouvir

O #ProgramaDiferente apresenta a íntegra de algumas das palestras mais interessantes ocorridas no Fórum da Liberdade, realizado em Porto Alegre nos dias 9 e 10 de abril. O tema geral do evento foi "A Voz da Mudança", reunindo desde o primeiro encontro de presidenciáveis de 2018 até uma palestra concorridíssima com o juiz Sérgio Moro.

O Fórum da Liberdade também teve painéis específicos como "Empreender para Mudar", com a participação de Bernardinho, ex-treinador multicampeão da seleção brasileira de vôlei, e Jorge Caldeira, escritor e doutor em Ciência Política; e "Politicamente Incorreto", com a presença de Lya Luft, escritora, tradutora e professora universitária, e Leandro Narloch, jornalista e escritor; entre outros.

Veja abaixo o link das palestras e o perfil de cada um destes quatro convidados destacados:

Bernardinho

Ex-jogador, treinador de voleibol, economista, e empresário brasileiro. Bernardinho é um dos maiores campeões da história do voleibol, acumulando mais de trinta títulos importantes em 22 anos de carreira, dirigindo as seleções brasileiras feminina e masculina. Como empresário, possui diversos empreendimentos de sucesso, incluindo a maior rede de academias da América Latina, bem como projetos sociais como o Instituto Compartilhar.


Jorge Caldeira

Escritor, doutor em Ciência Política, mestre em sociologia e bacharel em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Sócio-fundador da Mameluco Edições e Produções Culturais, é escritor e possui ampla experiência profissional na área jornalística e editorial. Foi publisher da revista Bravo!, consultor do projeto Brasil 500 Anos, da Rede Globo de Televisão, editor-executivo da revista Exame e da Revista da Folha, do jornal Folha de S. Paulo, editor de economia da revista Isto É e editor da Revista do Cebrap. Ocupa a cadeira nº 18 da Academia Paulista de Letras.


Leandro Narloch

Jornalista, foi repórter da revista Veja e editor de Superinteressante e Aventuras na História. É autor dos livros Guia Politicamente Incorreto da História do Brasil, Guia Politicamente Incorreto da História do Mundo e Guia Politicamente Incorreto da América Latina, este último escrito com o jornalista Duda Teixeira. Os livros, que venderam mais de 750 mil exemplares desde 2009, criticam a influência marxista nos livros didáticos, derrubam mitos consagrados e mostram como intervenções políticas sabotaram a economia de países da América Latina, da África e da Ásia durante o século 20.


Lya Luft

Nasceu em Santa Cruz do Sul em 1938. Aos 18 anos mudou-se para Porto Alegre para cursar Pedagogia e Letras, na PUCRS. Tem mestrado em Linguística, disciplina que lecionou na Faculdade Porto Alegrense por dez anos, além de Literaturas Brasileira e Portuguesa.

Começou cedo a escrever como colunista em jornal — o que continua fazendo ainda hoje. Foi, por vários anos, colunista da revista Veja. Agora, colabora com o jornal Zero Hora.

Autora de muitos romances, como As Parceiras, Reunião de Família, O Tigre na Sombra e ensaios não-literários como Perdas & Ganhos — traduzido em 12 países —, vendendo só no Brasil um milhão de exemplares. Recentemente publicou “A Casa Inventada”, nessa mesma linha de reflexões. Toda a sua obra é publicada pela Editora Record (RJ).

Viúva do linguista Celso Pedro Luft, com quem teve os filhos Susana, André e Eduardo, vive em Porto Alegre com seu companheiro de muitos anos, engenheiro Vicente de Britto Pereira.

Viajou muito pelo país e exterior dando palestras, o que agora reduziu ao máximo: “Gosto mesmo é de ficar quieta. Então é o que faço”.