quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

Dia marcado por confronto de estudantes com GCM aprova pacotão de vereadores e reajuste da inflação sobre IPTU em 1ª votação na Câmara de São Paulo

Nesta terça-feira, 12 de dezembro, o dia na Câmara Municipal de São Paulo​ estava reservado para a votação do reajuste do IPTU restrito ao índice da inflação e a projetos de vereadores, tudo por acordo de lideranças, mas o destaque ficou mesmo para a confusão entre manifestantes contrários à chamada “escola sem partido” (que nem sequer estava na pauta) e a Guarda Civil Metropolitana, acionada para conter os mais exaltados, mas ela própria terminaria acusada de cometer excessos. Nas imagens, os vereadores paralisam os trabalhos e assistem a confusão nas galerias. Veja mais aqui.

De objetivo, foram aprovados simbolicamente, em 1ª votação, 76 Projetos de Lei (PLs) de vereadores e outros três Projetos de Resolução (PRs) que vão direto para a promulgação, além do já citado PL 716/2017, do Executivo, que corrige em 3% a PGV (Planta Genérica de Valores) e o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) do ano que vem. Ainda é necessária uma segunda e definitiva votação.

Entre as propostas de vereadores aprovadas está o Substitutivo ao polêmico PL 300/2017, de autoria do vereador Milton Leite (DEM), presidente da Câmara, que estabelece novo cronograma para a renovação da frota de ônibus da capital paulista, afrouxando a lei que obrigava desde já a redução da emissão de poluentes.

Veja no Câmara Man quais foram todos os projetos aprovados na sessão desta terça-feira.