quarta-feira, 22 de novembro de 2017

2013-2018: Nos cinco anos dos movimentos pela renovação da política, o Brasil fará o teste nas urnas



O ano de 2018 será fundamental para testarmos na prática a renovação da política, o aprimoramento das instituições republicanas e a atualização dos instrumentos democráticos, teses que surgiram com força descomunal a partir das já históricas manifestações populares de junho de 2013. Nem parece, mas terão se passado mais de cinco anos quando o brasileiro que foi às ruas voltar às urnas para votar para presidente, senadores, deputado federal, deputado estadual e governador no próximo dia 7 de outubro.

O #ProgramaDiferente acompanhou cada um destes movimentos e seus personagens, desde as mobilizações espontâneas contra o aumento das tarifas de transporte até os mais recentes agrupamentos surgidos com fins eleitorais, passando pelas manifestações favoráveis e contrárias ao impeachment da presidente Dilma Rousseff e posteriormente os protestos pelo #ForaTemer.

Aqui fazemos um registro temporal destes cinco anos dos movimentos que defendem uma nova forma de fazer política. Das aparições pioneiras do MBL - Movimento Brasil Livre e do Vem Pra Rua aos mais recentes, como o Agora, o Acredito e o Renova Brasil, com vistas a influenciar o processo eleitoral de 2018 e tendo como protagonistas cidadãos das mais diversas origens, mas todos chegando de fora do meio político-partidário com a expectativa de mudar o país para melhor. Assista.


Veja outros momentos históricos dos movimentos pela renovação da política que foram exibidos em primeira mão pelo #ProgramaDiferente:

Tem #ProgramaDiferente na #ViradaPolítica

#ProgramaDiferente: Afinal, Luciano Huck vai ser candidato em 2018? O que dizem os movimentos políticos ligados ao apresentador?

Um ano do prefeito e presidenciável João Doria no #ProgramaDiferente

Exclusivo: Prefeito João Doria fala abertamente como candidato a Presidente da República em 2018 no #ProgramaDiferente

#ProgramaDiferente: Líder do MTST, Guilherme Boulos é presidenciável?

#ProgramaDiferente antenado às pautas do dia: reforma política, parlamentarismo, movimentos à direita e à esquerda, combate à corrupção... Assista!

Campanha em defesa de Lula parte para o ataque contra o juiz Sergio Moro, enquanto a Operação Lava Jato fecha o cerco contra o ex-presidente

O be-a-bá da oratória e do populismo de Lula no #ProgramaDiferente

Relembre no #ProgramaDiferente a campanha das #DiretasJá da década de 80 e compare com o movimento atual contra o impeachment

O princípio do fim: o julgamento do impeachment da presidente Dilma Rousseff no Senado Federal e a piada do golpe na Casa de Portugal

#ProgramaDiferente: os dois lados de uma crise política sem precedentes

Especial: Meia hora com o #ProgramaDiferente no ato de 20 de agosto