terça-feira, 24 de outubro de 2017

Lava Jato e Mãos Limpas: o efeito e as consequências das operações no Brasil e Itália contra a corrupção



Aqui você assiste ao programa Roda Viva que foi ao ar nesta segunda-feira, 23 de outubro, com o jornalista Gianni Barbacetto, que recentemente participou do Seminário Internacional da FAP e junto com Marco Travaglio e Peter Gomez escreveu o livro Operação Mãos Limpas, no período em que os três eram repórteres do jornal Il Fatto QuotidianoVeja como foi o programa.

Eles acompanharam todos os passos da operação que, a princípio, desmantelou os esquemas de desvio de dinheiro público para partidos políticos e contas bancárias pessoais na Itália. Entretanto, em uma segunda etapa, a ação foi enfraquecida pelos próprios políticos envolvidos, que aprovaram uma série de leis para dificultar as investigações.

Na bancada, o apresentador Augusto Nunes recebeu também Rodrigo Chemim, procurador do Ministério Público do estado do Paraná e autor do livro Mãos Limpas e Lava Jato – A Corrupção se Olha no Espelho; Marcelo Godoy, repórter especial do jornal O Estado de S. Paulo; Thiago Uberreich, repórter da rádio Jovem Pan; Mario Cesar Carvalho, repórter especial do jornal Folha de S.Paulo; e Marcos de Vasconcellos, chefe de redação do site Consultor Jurídico.

Abaixo, a íntegra do Fórum Estadão Mãos Limpas e Lava Jato, que reuniu o juiz federal Sergio Moro e o procurador Deltan Dallagnol, dois dos principais nomes da Operação Lava Jato, e os magistrados italianos Gherardo Colombo e Percamillo Davigo, da Mãos Limpas, na manhã desta terça-feira, 24 de outubro, em São Paulo. O #ProgramaDiferente acompanhou ao vivo. Assista na íntegra (a partir de 24:30).