domingo, 10 de setembro de 2017

100 anos de Tico-Tico no Fubá no #ProgramaDiferente



A música "Tico-Tico no Fubá" completa 100 anos. O choro composto por Zequinha de Abreu e imortalizado na versão cantada por Carmen Miranda é uma das composições brasileiras mais conhecidas no mundo. O #ProgramaDiferente, da TVFAP.net, registra este centenário. Assista.

Foi apresentada pela primeira vez em um baile na cidade paulista de Santa Rita do Passa Quatro, em 1917, sob o nome de "Tico-Tico no Farelo". Curiosamente, porém, já existia outra canção com aquele título. Recebeu então o nome pela qual ficou mundialmente conhecida 14 anos depois, em 1931, no ano em que foi incluída pela primeira vez em disco, gravado pela Orquestra Colbaz (criada no início da década de 1930, cujo nome fazia referência ao endereço telegráfico da gravadora Columbia no Brasil, com seus estúdios em São Paulo).

Dez anos depois, em 1941, foi gravada pela organista Ethel Smith, que fez grande sucesso internacional, e por Ray Conniff. Em 1942, regravada pela "rainha do chorinho" Ademilde Fonseca, com letra de Eurico Barreiros. O caipira Alvarenga (da dupla Alvarenga e Ranchinho) também fez a sua versão.

Atingiu o ápice de sua popularidade na voz de Carmen Miranda, com letra de Aloísio de Oliveira, gravada em disco em 1945 e apresentada no filme "Copacabana", de 1947, estrelado por Carmen em parceria com o ator e comediante Grouxo Marx.

A partir do sucesso em Hollywood foi trilha sonora de outros filmes no Brasil e nos Estados Unidos, além de tomar os palcos, salões de baile e receber inúmeras versões. De Charlie Parker a Paco de Lucía, passando por versões inesquecíveis de Ney Matogrosso, Zizi Possi, Altamiro Carrilho, Hermeto Pascoal e Sivuca, entre outros, além de orquestras internacionais, com os mais variados ritmos, estilos e instrumentos.

Tem até uma curiosa versão no idioma que se propunha universal, o esperanto, por Aurora Miranda, que a regravou em seu LP "Brazilo Kantas Por Pli Bona Mondo" ("O Brasil Canta Por Um Mundo Melhor"), de 1970, e que circula pela internet com cenas de Aurora no desenho animado "Você já foi à Bahia?" ("The Three Caballeros"), de Walt Disney, produzido em 1944.

Parte da história desta canção e da vida do compositor Zequinha de Abreu foi contada no filme "Tico-Tico no Fubá", de 1952, dirigido por Adolfo Celi e Fernando de Barros na mítica Companhia Vera Cruz, com Ansemo Duarte e Tônia Carrero nos papéis principais. Por isso, cante, dance, cantarole ou assobie com a gente...