terça-feira, 27 de junho de 2017

O Brasil vai de mal a pior. Vamos temer a mudança?

Fechar os olhos para os crimes de Temer e do seu staff mafioso e corrupto, tendo como argumento a defesa das reformas e da transição, é legitimar também o discurso de Lula e do PT, que justifica mensalão, petrolão e outros esquemas como menores diante do legado que deixou para os pobres.

É urgente marcar posição diante de um presidente denunciado por corrupção, fraco e incapaz de manter a estabilidade do país até outubro de 2018. Reformas, sim, mas sem Temer e sem temer o futuro ;-)

Reforma Política

A tal "reforma política" que se desenha no Congresso é uma afronta! Esse fundo de R$ 3,5 bi para financiamento público das campanhas, então, é vergonhoso, um tapa na cara da sociedade!

Parece bastante emblemático também que todos os grandes partidos estejam concordando com essa "reforma": além do financiamento público, o fim das coligações proporcionais e a cláusula de barreira (forçando fusões e incorporações), o distritão (para perpetuar a eleição de caciques e coronéis) e, mudanças estruturais profundas neste sistema político-partidário falido, que é o que realmente interessa... NADA!

Quem defende realmente uma Reforma Política séria e eficaz deve assumir propostas claras e diferenciadas nesse mar de lama. Partidos como PPS, Rede Sustentabilidade, PV, PSOL, NOVO e outros devem se unir neste sentido. Chega de ser coadjuvante dos interesses dos grandes partidos, que se assemelham na incapacidade de ouvir a população e se recusam a apontar para a mudança necessária.

Vamos aproveitar a crise e os debates sobre a reforma política para ousar, para inovar, para avançar em propostas que ampliam, aprimoram e qualificam a democracia brasileira! Basta dos mesmos!