quarta-feira, 29 de março de 2017

#ProgramaDiferente Especial: Reforma da Previdência



O #ProgramaDiferente, da TVFAP.net, preparou um especial para esclarecer tudo o que está se discutindo sobre a Reforma da Previdência, além de apresentar os principais argumentos do governo e da oposição para que você possa ter a sua própria opinião. Assista.

A Previdência Social registra um rombo crescente: em 20 anos, os gastos saltaram de 0,3% do PIB, em 1997, para projetados 2,7%, em 2017. Em 2016, o déficit do INSS chegou aos R$ 149,2 bilhões (2,3% do PIB); e para 2017, está estimado em R$ 181,2 bilhões. Os brasileiros estão vivendo mais, a população tende a ter mais idosos, e os jovens, que na prática sustentam o regime, diminuirão proporcionalmente.

A proposta do governo fixa idade mínima de 65 para requerer aposentadoria e eleva o tempo mínimo de contribuição de 15 anos para 25 anos. Para receber integralmente o valor a que teria direito hoje, o trabalhador terá que contribuir por 49 anos para a Previdência.

O assunto interessa a todos os trabalhadores brasileiros. Com a proposta em pauta, homens a partir de 50 anos e mulheres com 45 anos ou mais serão enquadrados nas regras de transição, mas com tempo adicional para requerer o benefício. Apenas quem já está aposentado e aqueles que completarem os requisitos para pedir o benefício até a aprovação da reforma não serão afetados.

Há problemas gravíssimos na comunicação do governo. Na guerra de campanhas pró e contra a Reforma da Previdência, a oposição saiu na frente. Então, o que tem a dizer os parlamentares que estudam o tema? O PPS, por exemplo, vem realizando debates e seminários. Veja quais são as posições do relator da Reforma, deputado Arthur Maia (PPS/BA), bem como do líder do partido na Câmara, deputado Arnaldo Jordy (PPS/PA), e do senador Cristovam Buarque (PPS/DF). Apesar do apoio à Reforma, o PPS tem críticas e enfatiza que o projeto necessita de aperfeiçoamentos. Entenda aqui.