quarta-feira, 9 de novembro de 2016

Donald Trump está eleito. Deus salve a América!



Deus salve a América. Ou "God bless America". Abençoe a todos nós. Nunca foi tão atual este pedido de benção e oração pelos Estados Unidos. Igualmente premonitório é o desenho dos Simpsons que no ano 2000 já antecipava cenas que se tornariam realidade com o "aprendiz" candidato. Enfim, 16 anos depois, o patriotismo tão característico da nação norte-americana levou à eleição do republicano Donald Trump como o seu 45º presidente.

Bilionário, famoso e polêmico ainda eram adjetivos insuficientes para retratar o empresário Donald Trump, que aos 70 anos se torna o mais poderoso líder político mundial. Dono de um império imobiliário, além de cassinos e campos de golfe, o magnata vai se apoderar, em 20 de janeiro de 2017, do cargo público mais visado da História.

Contrariando todas as pesquisas e análises de especialistas, Trump venceu a candidata democrata, a ex-secretária de Estado e ex-primeira-dama Hillary Clinton, e assumirá o cargo hoje ocupado por Barack Obama. O seu vice será o governador do Estado de Indiana, Mike Pence

A primeira reação à vitória de Trump foi do mercado financeiro, que reagiu negativamente ainda durante a apuração. Na Ásia e na Europa, as bolsas registraram forte queda. O peso mexicano alcançou o nível mais baixo dos últimos 20 anos. Foi sobre o México, inclusive, uma das mais absurdas declarações do então candidato: ele prometeu construir um grande muro na fronteira, a ser pago pelos mexicanos.

O que mais virá por aí? É difícil prever o futuro, mas o #ProgramaDiferente ajuda você a refletir sobre o atual momento, conhecendo um pouco mais sobre Donald Trump. Deus salve a América. Assista.