terça-feira, 25 de outubro de 2016

Além da cracolândia, agora temos a "assaltolândia"


Reveladora matéria do Jornal Nacional, da Rede Globo, mostra a existência de uma "assaltolândia" no centro de São Paulo. Incrível que a Polícia Civil, a Polícia Militar e a Guarda Metropolitana não vejam ou nada façam para impedir dezenas ou centenas de assaltos diários, como a reportagem flagrou em oito dias de "plantão" para fazer o registro.

As quadrilhas agem à luz do dia. Bandos de ladrões - alguns já conhecidos da Polícia e da Justiça, que saíram da cadeia e voltaram para o crime - fazem do viaduto Santa Ifigênia o palco principal desse espetáculo deprimente. Com olheiros nas duas pontas do viaduto, fica mais fácil para agir e alertar os comparsas se algo pode dar errado.

Para quem se chocava com a "cracolândia" na região da Estação da Luz, descobre agora que existe também essa "assaltolândia" na região próxima à rua 25 de Março, ao Mosteiro de São Bento e à vizinhança da rua Santa Ifigênia, tradicional ponto do comércio de eletroeletrônicos.

Em alguns assaltos, a vítima é perseguida por até sete (!!!) ladrões, além dos olheiros que ficam em volta. É uma ação criminosa orquestrada e surpreendente - um empurra enquanto outro rouba celular ou carteira - numa rapidez que deixa qualquer cidadão de bem sem reação.

Há imagens de cada um desses assaltantes. De muitos já se conhece inclusive o nome e a ficha criminal. Será que as autoridades podem tomar alguma providência agora que a Globo escancarou o assunto em rede nacional?