domingo, 18 de setembro de 2016

PPS já denunciava "propinocracia" há 10 anos

A Revista Veja relembra que, há 10 anos, nas suas páginas, o secretário de comunicação do PPS/SP, jornalista Mauricio Huertas, já denunciava a "propinocracia" - termo que foi muito comentado nesta semana com a denúncia de Lula à Justiça pela força-tarefa da Operação Lava Jato.

Está no Blog ReVeja:

É possível que a força-tarefa da Lava Jato venha a cunhar no glossário da política nacional o termo ‘propinocracia’, o governo regido pela propina – sob as ordens do ‘comandante máximo’ Lula, segundo a denúncia apresentada quarta-feira.

O termo, contudo, não é novo. Em 2006, VEJA publicou na seção reservada às cartas do leitor o seguinte comentário de Maurício Rudner Huertas, a respeito do escândalo dos sanguessugas:

“Depois dos escândalos do mensalão, dos dólares na cueca e da ‘propinocracia’ instituída pelo PT, mais um vergonhoso episódio expõe de maneira nua e crua o tamanho da crise de quem não sabe o que fazer com o poder, mas quer se manter nele a qualquer custo.”

Em conversa com o blog, Huertas, que é secretário de Comunicação do PPS/SP e apresentador do #ProgramaDiferente, não reivindica a invenção do neologismo, cuja origem, passados dez anos, já não recorda, mas justifica a expressão para descrever a institucionalização da propina na gestão pública.

Sua carta de 2006 terminava assim:

“O PT definitivamente afunda até o pescoço naquilo que o ator Paulo Betti já admitiu pôr as mãos para fazer política. Essa nem Freud explica.”