segunda-feira, 13 de junho de 2016

Zona franca da droga sob a droga e a zona do Haddad

Crise? Que crise? Se tem uma coisa que esta droga de gestão do prefeito Fernando Haddad faz bem é "abrir os braços" para traficantes e viciados. É um mercado em expansão!

O que já cansamos de afirmar por aqui sobre a inoperância das autoridades agora está comprovado: Tráfico de drogas na cracolândia vende ao menos 100 kg por mês.

Excelente reportagem da Folha de S. Paulo que flagra a verdadeira zona franca da droga que funciona na região central da cidade, diante da omissão e da irresponsabilidade das autoridades.

E fica o registro: não é culpa apenas da Prefeitura de São Paulo, mas também da Secretaria de Segurança Pública e consequentemente do Governo do Estado de São Paulo. Segundo a reportagem, o movimento que funciona à luz do dia pode render aos traficantes cerca de R$ 1 milhão por mês.

A Polícia Civil garante que tem mapeado a ação do tráfico na região da Luz. Porém, não divulga os resultados obtidos "por motivos estratégicos" e ainda afirma que precisaria de mais dois anos, "no mínimo", para conseguir desmontar a rede de tráfico local, onde ao menos 40 grupos atuam simultaneamente.

É uma vergonha! Um problema crônico que está lá há anos, visível diariamente e que reúne o mais absoluto desrespeito à urbanidade, à saúde, à segurança e à dignidade dos seres humanos, sejam eles os usuários das drogas, sejam os cidadãos obrigados a conviver com esta degradação, miséria e abandono.

No meio destes milhares de traficantes e viciados, 220 pessoas foram cadastradas pela Prefeitura para fazer parte do programa "De Braços Abertos" (Piada!). Criado em 2014 pela gestão Haddad (PT), o programa é baseado na "redução de danos", em que o dependente seria incentivado a diminuir gradativamente o uso, sem internação e com oferta de emprego e renda. A gestão do governador Geraldo Alckmin (PSDB) tem visão e projeto diferentes. O "Recomeço" recorre a tratamentos que incluem internações.

Cá entre nós, parece que nem um, nem outro resolveu muita coisa até agora. Além disso, não será com esses "braços abertos" para o tráfico, quase um patrocínio estatal para o livre comércio de drogas em pleno centro de São Paulo, que vai se encaminhar alguma solução definitiva e inteligente. 

Leia também:

De Braços Abertos... para o tráfico de drogas!

Haddad: de braços abertos e contas fechadas

Artigo de Carlos Fernandes: "Haddadlândia"

A cracolândia e Haddad: uma droga de prefeito!

Haddad faz "cercadinho" para drogados... Vergonha!

Padre Julio compartilha crítica do Blog do PPS