sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Guerra do partido da estrela: o petismo contra-ataca!



Star Wars à brasileira. O império contra-ataca: os dois lados da força digladiam e a orquestração para derrubar a Operação Lava Jato ganha corpo. Primeiro foi o manifesto (que alguns consideram sem pé nem cabeça) assinado por juristas e advogados dos investigados. Depois foi a declaração de apoio do presidente do PT, Rui Falcão (que outros tantos criticam por meter os pés pelas mãos). Ato contínuo, na entrevista aos blogueiros de estimação, Lula afirma não existir "uma viva alma mais honesta" do que ele próprio neste país. Uau, "diferentão"!

O #ProgramaDiferente, da TVFAP.net, registra este momento da fauna petista em polvorosa, reunida em parte no lançamento do livro "A Outra História da Operação Lava Jato", do jornalista-militante Paulo Moreira Leite, que já tinha escrito também "A Outra História do Mensalão". Ambas assumidas peças de defesa dos réus e "malfeitores" pró-governos Lula e Dilma. Resolveram bater de frente. É só tiro, porrada e bomba (armas, por enquanto, verborrágicas).

A linha adotada por todos, variando-se apenas a intensidade, é desqualificar o trabalho do juiz Sergio Moro e da turma do procurador Deltan Dallagnol, que, supostamente engendrados pela oposição, estariam cometendo excessos jurídicos e policialescos para manipular a imprensa e influenciar a opinião pública. Acredite se quiser.

Assista a reportagem completa e exclusiva sobre o livro. Foram entrevistados, entre outros: o autor Paulo Moreira Leite, editor do site Brasil 247 e apresentador da TV Brasil, a rede pública do governo federal; Luis Nassif, jornalista, blogueiro, dono da Agência Dinheiro Vivo e apresentador da TV Brasil; Franklin Martins, jornalista, ex-guerrilheiro do MR-8 e ex-ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social do governo Lula; e o jurista Celso Bandeira de Mello, especialista em direito administrativo e professor da PUC-SP.

Também foram ouvidos os jornalista Florestan Fernandes Júnior, apresentador da TV Brasil e filho do falecido sociólogo e ícone da esquerda brasileira, Florestan Fernandes, um dos nomes intocáveis dos tempos áureos do PT; Alex Solnik, repórter e colunista da Revista Brasileiros e do site Brasil 247; Gabriel Priolli, colunista da Revista Imprensa e presidente de honra da ABTU (Associação Brasileira de Televisão Universitária); e Fred Melo Paiva, apresentador do programa "Cidade Ocupada", da TV Gazeta, e criador da série "O Infiltrado", do History Channel, indicado ao prêmio Emmy Internacional.

Outra presença inusitada foi a de Luiz Fernando Pacheco, advogado do condenado petista José Genoíno no caso do mensalão e que chegou a ser expulso do plenário do STF pelo seu então presidente, ministro Joaquim Barbosa, a quem teria ameaçado de dar "um tiro na cara, se estivesse armado".

Parece a história de uma galáxia distante? Mas é o atual momento do Brasil, que tornaria o vilão Darth Vader um coadjuvante inexpressivo nesta saga protagonizada por guerreiros militantes, simpatizantes, dirigentes e beneficiários do partido da estrela. Que a força (e a paciência para aturar tudo isso) esteja com você...