terça-feira, 17 de novembro de 2015

O menor problema de um governo menor

Certamente é visto como um problema "menor", dentre inúmeros problemas maiores e mais graves destes governos petistas que se apequenam dia a dia, o imbróglio provocado na eleição dos Conselhos Tutelares da Criança e do Adolescente.

Tudo estava errado desde o começo: eleições adiadas de outubro para novembro, corte na quantidade de colégios eleitorais, falta de transparência e de publicidade em todo o processo, tentativa de aparelhamento e partidarização dos conselheiros, urnas eletrônicas que não funcionavam e, pasme, como atestado final de tanta incompetência, até a falta de cédulas de papel.

Juntou-se a irresponsabilidade e a ineficácia do prefeito Fernando Haddad à folclórica morosidade do secretário Eduardo Suplicy e o resultado não poderia ser outro: ninguém sabe o que aconteceu na eleição de domingo, nem o que ainda pode acontecer.

Está tudo suspenso, após a enxurrada de suspeitas de ilegalidades e denúncias formuladas. O Ministério Público entrou no jogo, enquanto a decisão da Prefeitura é uma não-decisão: publicou no Diário Oficial que mantém a "suspensão da apuração até posterior deliberação do CMDCA sobre os procedimentos e encaminhamentos relativos a este processo". 

A tal comissão subordinada a Suplicy informou que aguarda agora por uma reunião com o prefeito Haddad "a fim da redução de danos deste processo". Parece piada? Mas é o comunicado oficial da "decisão".

As eleições para os Conselhos Tutelares sempre funcionaram bem, há mais de 20 anos. Bastou o PT colocar a mão... Fosse um país sério, governado por gente idem, seria ou não seria o suficiente para esse pessoal pegar o boné e pedir para sair?