terça-feira, 17 de novembro de 2015

Lobão: "Em Busca do Rigor e da Misericórdia"



O #ProgramaDiferente, da TVFAP.net, acompanha o lançamento do terceiro livro escrito pelo músico Lobão: "Em Busca do Rigor e da Misericórdia – Reflexões de um Ermitão Urbano", um registro de todo o processo criativo e da produção do seu novo álbum, "O Rigor e a Misericórdia", primeiro lançamento de canções inéditas em 10 anos. Veja a entrevista exclusiva.

O livro é o que Lobão define como uma "narrativa poético-político-musical" do momento brasileiro, de "miséria cultural, de visão assimétrica da realidade e desonestidade intelectual profunda". Afiadíssimo na crítica, ele mostra as razões de ter se transformado em uma espécie de inimigo público nº 1 do PT - e comenta as consequências deste papel que assume com desenvoltura.

Em 2010, o cantor lançou a autobiografia "50 Anos a Mil", escrito em parceria com o jornalista Claudio Julio Tognolli, outro craque em polêmicas e provocações (veja a entrevista exclusiva dele), autor de livros como "Bem Vindo ao Inferno", com a história de uma das vítimas do médico Roger Abdelmassih, condenado por estupro e abuso de pacientes, e "Assassinato de Reputações", uma verdadeira devassa de Romeu Tuma Júnior nos métodos e práticas do PT e de Lula.

Em 2013, Lobão deu sequência à carreira literária com "Manifesto do Nada na Terra do Nunca", que trazia o relato do "clima de estupidez ideológica, estelionato intelectual ou, simplesmente, suborno, com grande parte dos artistas, dos cineastas, da imprensa e dos intelectuais nocauteada". E constatava: "Quem ousa tecer algum comentário um pouco mais crítico sobre a realidade que nos rodeia acaba sofrendo violências morais e psicológicas, sempre no intuito de eliminar o interlocutor."

Além de aprofundar estas reflexões no livro recém-lançado, outra novidade é o financiamento coletivo do álbum inédito, com dinheiro arrecadado pelo método de crowdfunding. Lobão compôs e gravou sozinho todo o CD, descrito pelo músico como 100% independente. "O Rigor e a Misericórdia" inclui as faixas "A Marcha dos Infames" e "Os Vulneráveis", divulgadas previamente pela internet.