segunda-feira, 5 de outubro de 2015

O #ProgramaDiferente revive os anos 90, analisa impeachment e relembra o "Vamos Sair da Crise"



Nesta semana, o #ProgramaDiferente, da TVFAP.net, começa com uma declaração histórica de Lula em defesa do impeachment. Prossegue com a entrevista do jornalista Alexandre Machado, apresentador do igualmente emblemático programa "Vamos Sair da Crise", e termina com o debate que traça um paralelo entre o impeachment de Collor em 1992 e a crise do governo Dilma. Assista.

Neste momento caótico da política e da economia brasileira, parece bastante oportuno relembrar do programa de TV que nos anos 80 e 90 buscava discutir exatamente as saídas para a complicada situação do país.

Com mais de 50 anos de jornalismo, comentarista e apresentador de programas como Fogo Cruzado, Opinião Nacional, Crítica & Autocrítica, Alexandre Machado foi editor da Revista Veja e do jornal Gazeta Mercantil, redator-chefe da Playboy, diretor de jornalismo das TVs Gazeta, Cultura e Educativa do Rio de Janeiro, e atualmente comanda o programa De Volta Pra Casa, na Rádio Cultura.

Foi ainda coordenador de Comunicação do Ministério do Planejamento (ministro João Sayad), secretário de Comunicação Social do Estado de São Paulo (governador Mario Covas) e superintendente de Comunicação da Petrobras (presidente Fernando Henrique Cardoso).

Analista privilegiado da conjuntura política e econômica, ele opina sobre a crise do governo Dilma e as possíveis saídas para o Brasil. O bate-papo está imperdível. Assista na íntegra.


A matéria da semana fala das eleições para o Conselho Tutelar da Criança e do Adolescente, que ocorreriam neste domingo, 4 de outubro, mas foram adiadas para 15 de novembro, por uma série de problemas na sua organização.

A partir do recém-lançado livro do sociólogo e professor da USP Brasilio Sallum Jr. ("O Impeachment de Fernando Collor - Sociologia de Uma Crise"), estão em debate a crise política e a possibilidade do impeachment ou da renúncia da presidente Dilma Roussef.

Vivemos uma crise, como é óbvio. Mas será que já existem condições políticas para um impeachment? Há alguma comparação com a situação do país em 1992, ano da queda de Collor? Quais as semelhanças e diferenças? A História se repete? O vice Michel Temer seria um novo Itamar Franco?

Discutem o tema, além do autor do livro, Brasilio Sallum, também Alberto Aggio, historiador, professor da Unesp Franca e presidente do Conselho Curador da Fundação Astrojildo Pereira (FAP); e Luiz Sérgio Henriques, ensaísta, tradutor, editor do site Gramsci e o Brasil e da página Esquerda Democrática.

Quais as possíveis saídas para a crise e para o "pós-PT"? Quais os prós e contras de um processo de impeachment? Como vencer a recessão econômica, a descrença da população e a falta de representatividade política? Qual o papel da oposição? O protagonismo do Judiciário é benéfico para a democracia? Assista na íntegra.


#ProgramaDiferente é exibido na TVAberta de São Paulo todos os domingos, às 21h30.

Na internet, está disponível na TVFAP.net e em programadiferente.com na íntegra. Assista.