quarta-feira, 9 de setembro de 2015

#ProgramaDiferente: Para entender em meia hora a polêmica dos taxistas contra o aplicativo Uber



Em mais uma de suas matérias especiais, o #ProgramaDiferente, da TVFAP.net, mostra os dois lados da polêmica entre taxistas e o aplicativo de transporte Uber. Assista aqui uma série de depoimentos e entrevistas com argumentos contra e a favor, para entender o que está em jogo e quais são os interesses explícitos e implícitos nesta disputa travada no mundo inteiro.

Nesta quarta-feira, 9 de setembro, a Câmara Municipal de São Paulo deve aprovar em segunda e definitiva votação o projeto de lei que proíbe o aplicativo na cidade. São esperados milhares de taxistas mobilizados para pressionar os 55 vereadores paulistanos. Se aprovado, como tudo indica, seguirá para sanção ou veto do prefeito Fernando Haddad (PT).

O assunto polêmico vem causando um debate acirrado e por vezes violento, que expõe a dificuldade do poder público em lidar com avanços tecnológicos e a incapacidade de resolver o problema da mobilidade urbana e do transporte de passageiros.

Parte 1 - Entrevista com os vereadores paulistanos Ricardo Young (PPS), Adilson Amadeu (PTB) e Salomão Pereira (PSDB); além do porta-voz da Uber no Brasil, Fabio Sabba; do presidente da Easy Taxi, Dennis Wang; do presidente do Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores nas Empresas de Táxi de São Paulo, Antonio Raimundo Matias dos Santos, conhecido como Ceará; e do presidente do Sindicato dos Taxistas Autônomos, o ex-vereador Natalício Bezerra.

Parte 2 - Audiência pública realizada na Câmara Municipal de São Paulo, com diversos pronunciamentos, entre eles o do vereador de Guarulhos e presidente da Associação Brasileira das Associações e Cooperativas de Motoristas de Táxi, Edmilson Americano; do presidente da Uber no Brasil, Daniel Mangabeira; e do vereador paulistano Police Neto (PSD).

Parte 3 - O desentendimento entre os vereadores Ricardo Young (PPS) e Adilson Amadeu (PTB), com o pronunciamento de ambos em plenário, a reação exaltada da plateia de taxistas e uma palavra final do vereador Claudio Fonseca (PPS) e dos representantes da Uber.