quarta-feira, 8 de julho de 2015

#ProgramaDiferente exalta "São Paulo, São Paulo"



Na semana do feriado de 9 de julho, que marca a Revolução Constitucionalista de 1932, um dos episódios mais importantes da história de São Paulo e muito emblemático para a formação da identidade paulista e paulistana, o #ProgramaDiferente também entra no clima, mas exalta a cidade do nosso jeito #diferente. Assista.

A entrevista é com o jornalista Carlos Brickmann, que tem mais de 50 anos de profissão como repórter e editor dos maiores jornais de São Paulo, crítico contundente da política nacional e protagonista de passagens marcantes na trajetória de prefeitos como Jânio Quadros e Paulo Maluf.

A matéria especial do dia é um clipe exclusivo do programa com a música "São Paulo, São Paulo", do Premeditando o Breque, misturando um show do grupo no Sesc Belenzinho com a apresentação de jovens cantoras paulistanas (Alessandra Lippel e Blubell), corais da USP e da Unicamp, o grupo Nossa Turma Cinema, trabalho que reúne alunos com déficit intelectual, e até uma cena da atriz Maria Flor na série Aline, da Rede Globo.

O programa termina com um debate sobre os 40 anos do grupo musical paulistano Premeditando o Breque, reunindo os diretores do documentário "Premê, Quase Lindo"o publicitário Alexandre Sorriso e o músico Danilo Moraes, que é também filho do premê Wandi Doratiotto.

Aliás, o documentário "Premê, Quase Lindo" está em cartaz neste e no próximo fim-de-semana no 7º In-Edit, o Festival Internacional do Documentário Musical, que acontece em São Paulo.


Neste sábado, dia 11 de julho, às 18h, você pode assistir no Centro Cultural São Paulo. Informe-se aqui.

Pré-Facebook e Pré-Twitter

Duas passagens curiosas do programa:

1) Na entrevista, Carlos Brickmann conta com ironia que praticamente "inventou" o twitter nos anos 80 (muito antes da internet), quando escrevia pequenas notinhas informativas (e maldosas, de preferência) no jornal, como hoje funciona o twitter, com a limitação de 140 toques;

2) No debate, Danilo Moraes conta que o Premê foi o precursor do facebook nos anos 70, no modo que divulgava eventos e formava uma rede de seguidores e simpatizantes, mas em vez da presença virtual eles iam pessoalmente em faculdades e cursinhos. (Internet, pra quê? Viva o Premê! rs)

Com o sotaque típico paulistano, muito bom humor e irreverência, essa é a nossa homenagem "diferente" ao 9 de julho e aos estudantes Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo, que foram mortos em 1932 lutando por São Paulo contra a ditadura de Getúlio Vargas - fato histórico conhecido pela sigla MMDC.

O #ProgramaDiferente é exibido na TVAberta de São Paulo todos os domingos, às 21h30.

Na internet, está disponível na TVFAP.net e em programadiferente.com na íntegra.