quarta-feira, 15 de julho de 2015

Fernando Aguzzoli na TVFAP.net: Alzheimer e amor



"Uma avó. Um neto. Uma lição de vida". O subtítulo do livro "Quem, Eu?" resume a incrível jornada do gaúcho Fernando Aguzzoli, hoje com 23 anos, que em 2013 trancou a faculdade de filosofia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, largou emprego e as festas com os amigos para cuidar da matriarca da família Aguzzoli, a Vovó Nilva, como ficou conhecida nas redes sociais e no livro que está sendo relançado nesta semana em sua 9ª edição.

#ProgramaDiferente, da TVFAP.net, entrevista com exclusividade o jovem porto-alegrense Fernando Aguzolli, que fala sobre o livro, as experiências vividas com a avó e as lições aprendidas neste período inusitado, emocionante e transformador. Assista.

Diagnosticada com mal de Alzheimer seis anos antes, Nilva de Lourdes Aguzzolli acabou virando "filha" do próprio neto e personagem de histórias narradas sempre com um olhar sensível, humano e muito bem humorado, que acaba servindo de referência para outras famílias que enfrentam o mesmo problema.

O chamado Mal de Alzheimer é uma doença neurodegenerativa ainda sem cura e que se agrava ao longo do tempo, mas a chance de controle é maior quando ela é detectada precocemente. Ocorre na terceira idade e seu sintoma mais comum é a perda da memória, comprometendo também o comportamento e funções cognitivas (orientação, atenção, linguagem), causada pela morte de células cerebrais.

O objetivo de Fernando Aguzolli, a partir dessa experiência familiar, é falar do Alzheimer de um jeito diferente. Atualmente ele percorre o Brasil fazendo palestras e compartilha situações de famílias que enfrentam casos da doença no mundo inteiro. Ouvir suas histórias é um aprendizado e tanto.