quarta-feira, 29 de abril de 2015

PSB e PPS aprovam início do processo de fusão

Moses Rodrigues (PPS/CE), Carlos Fernandes (PPS/SP),
Marcio França (PSB/SP), Carlos Siqueira (PSB/PE),
Roberto Freire (PPS/SP), Arnaldo Jardim (PPS/SP),
Renato Casagrande (PSB/ES) e Davi Zaia (PPS/SP)
O PSB e o PPS anunciam nesta quarta-feira, 29 de abril, que terá início o processo formal de fusão das duas legendas.

Segundo o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, há "um sentido político na fusão, já que PPS e PSB têm afinidades históricas".

Para o presidente do PPS, deputado federal Roberto Freire, a união surge desta história de lutas em comum no campo da esquerda democrática e do desejo de construir nova alternativa política no país.

Além da origem socialista de ambos, no espectro que se convencionou chamar de "esquerda democrática", com sua defesa intransigente do Estado de Direito e dos princípios republicanos, houve uma reaproximação dos partidos em 2014 no lançamento da campanha presidencial de Eduardo Campos, então governador de Pernambuco e líder máximo do PSB, e no prosseguimento, após a sua morte, com a candidatura de Marina Silva.

A fusão permitirá uma nova alternativa política e programática já a partir das eleições municipais de 2016, com a soma das bancadas (na Câmara dos Deputados, em Brasília, por exemplo, há 32 parlamentares do PSB e 11 do PPS), do tempo de TV e dos recursos do fundo partidário.

A fusão é vista por dirigentes e detentores de mandato como um passo importante na estratégia deste novo partido de passar de uma legenda média para grande, com atuação crítica e independente, equidistante dos dois pólos tradicionais da política nacional e que não seja vista como linha auxiliar nem do PT nem do PSDB.

A tendência é que personalidades até então sem filiação partidária e até mesmo políticos de outros partidos, como o caso emblemático da senadora Marta Suplicy em São Paulo, que se desfiliou do PT, possam entrar nesta nova agremiação.

As conversas para uma possível fusão se iniciaram no ano passado e tiveram sempre a defesa entusiasmada da maioria dos filiados e dirigentes do PPS e do PSB. O Blog do PPS já defendia essa parceria desde o ano passado. Leia: Sim à fusão PPS+PSB por uma Esquerda Democrática.