sábado, 25 de abril de 2015

O #ProgramaDiferente entrevista Adriano Diogo, um dos fundadores do PT, e debate o Meio Ambiente

ASSISTA AQUI: O #ProgramaDiferente deste domingo, 26 de abril, entrevista um militante histórico e fundador do Partido dos Trabalhadores: Adriano Diogo, que foi preso político, quatro vezes vereador de São Paulo, três vezes deputado estadual e presidente da Comissão da Verdade da Assembleia Legislativa.

Eleito pela primeira vez em 1988, ao lado da então prefeita Luiza Erundina, são 26 anos de vida pública com mandatos pelo PT e mais de 50 anos de militância política, desde o movimento estudantil no início dos anos 60, nos tradicionais bairros da Mooca e da Vila Prudente.

Foi ainda secretário municipal do Verde e do Meio Ambiente da prefeita Marta Suplicy, em 2003 e 2004. Candidato a deputado federal em 2014, afirma que não teve apoio dentro do próprio PT para se eleger.

A entrevista na íntegra com Adriano Diogo é bastante honesta e reveladora. Ele não esconde a insatisfação com os rumos que o partido que ajudou a fundar - e dos quais se tornou um dos líderes mais combativos e respeitados - tomou nos últimos anos.

Está cada vez mais evidente que o "país das maravilhas" que o PT vinha apresentando na TV só existia mesmo na propaganda partidária e eleitoral. De resto, as marcas dos atuais governos petistas são o improviso, o despreparo, a corrupção e a incompetência.

Para piorar, vivemos o agravamento da crise econômica, com baixo crescimento, inflação disparada e ameaça de desemprego, além do governo enfraquecido e de uma presidente sem autoridade para gerir o país.

O PT, longe de uma solução sensata, aprofunda a divisão da população e acentua o discurso do ódio e do preconceito para se manter no poder.

O que nós podemos fazer, aqui do nosso lado, é aproveitar o entusiasmo das multidões que se manifestam nas redes e nas ruas para exigir as mudanças necessárias: uma prática política diferente, com ética, transparência e respeito às instituições democráticas e aos princípios republicanos. Reveja as manifestações de 15 de março e 12 de abril.

O programa se encerra com um debate sobre Meio Ambiente, com a participação de Zysman Neiman, professor da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo); Horácio Peralta, advogado e especialista em Resíduos Urbanos; e José Valverde, secretário do Meio Ambiente de Ferraz de Vasconcelos.

O #ProgramaDiferente é exibido na TVAberta de São Paulo todos os domingos, às 21h30.

Na internet, está disponível na TVFAP.net e em programadiferente.com na íntegra. Assista.