quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Saúde: quem vier em 2017 que resolva!

Artigo de Carlos Fernandes (PPS/SP)
Quando afirmamos que o prefeito Fernando Haddad não tem palavra, é despreparado, incompetente e irresponsável, alguém pode atribuir a crítica à picuinha pessoal ou à marcação cerrada da oposição. Mas ele próprio vem confirmar o que dizemos aqui semanalmente!

Não satisfeito em não cumprir as promessas de campanha nem as metas do mandato, agora o prefeito inova ao empurrar para o sucessor, só depois de 2017, os compromissos da sua péssima gestão. Haddad chama isso de "deslizar para a frente" os planos da Prefeitura. Nós chamamos de empurrar com a barriga, lavar as mãos, fugir da responsabilidade, fazer o paulistano de otário.

Haddad acaba de vir a público prometer que vai diminuir o tempo de espera por consultas médicas e exames de saúde para "apenas" 60 dias. Mas repare para quando é a previsão de cumprir a promessa: 2017! Epa! Espera aí! O mandato do Haddad termina em 2016! Ou seja, o prefeito cara-de-pau simplesmente está empurrando o compromisso dele para a próxima gestão!

Há, em média, segundo dados da própria Prefeitura, uma espera de 205 dias na fila para consultas e de 124 dias para exames. Ou seja, o paulistano leva SEIS MESES para ser consultado e mais QUATRO MESES à espera de um exame clínico. Quase UM ANO perdido só para descobrir se está doente.

Aí vem Haddad, que não consegue cumprir nenhum compromisso que não seja passar tinta no asfalto para mostrar que está fazendo alguma coisa, com a promessa (requentada da campanha) de reduzir para 60 dias a espera máxima por consultas e exames. O cidadão paulistano até se anima, mas descobre que a solução não veio em 2014, assim como também não virá em 2015 nem em 2016.

Esperar 60 dias para ser atendido numa consulta, em qualquer país civilizado do mundo, já seria tempo demais. Mas nem esse prazo de dois meses Haddad vai atingir. Quem vier depois dele que se mexa para cumprir a promessa. Na rede particular, determina-se que a espera não passe de 14 dias para consultas e dez dias para exames.

Das 32 unidades da Rede Hora Certa anunciadas por Haddad, apenas dez foram concluídas. Com as Unidades Básicas de Saúde a situação é muito pior: das 65 prometidas, apenas quatro foram entregues.

A Secretaria Municipal da Saúde divulga a seguinte notícia: "População se prepara para a chegada de 13 novas Unidades de Pronto Atendimento". Mais uma mentira! Quem vai atrás da informação fica sabendo que as obras nem começaram e não serão concluídas antes de 2016. O blablablá é só para tentar enganar o povo até as próximas eleições.

Não é à toa que apenas 15% dos paulistanos pesquisados pelo Ibope e pela Rede Nossa São Paulo avaliam como “ótima” e “boa” a administração municipal. Outros 45% julgam “regular” e 40% consideram “ruim” e “péssima” a gestão atual.

Conclusão: Haddad continua sendo uma decepção para 85% do eleitorado paulistano. Afinal, ninguém gosta de ser vítima de golpe. Quem votou no PT percebe hoje que caiu num conto do vigário. Avalie as últimas notícias de São Paulo e de Brasília e responda: é ou não é estelionato?

Carlos Fernandes é presidente do PPS de São Paulo e foi subprefeito da Lapa.