terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Ano Novo, velho PT: Haddad segue obrando na cidade

Faixa de trânsito interditada na Paulista: obra de Haddad
Começaram as obras para implantação das ciclovias na Avenida Paulista e debaixo do Elevado Costa e Silva, o Minhocão. Mas será que alguém, em sã consciência, acha mesmo que o prefeito Haddad está prestando um bom serviço à comunidade?

Já dissemos aqui: toda cidade que se pretende minimamente civilizada e sustentável tem as suas ciclovias. Só que, em São Paulo, este conceito chega completamente enviesado. A bicicleta NUNCA vai ser o principal meio de transporte do paulistano, por inúmeras razões práticas, topográficas e até culturais.

O que precisamos é de um transporte coletivo de qualidade e na quantidade suficiente para atender a demanda da população. Ônibus e metrô devem ser as prioridades, enquanto o transporte alternativo (não menos importante) é acessório. Ou seja, para ficar claro: todos nós queremos uma cidade recheada de ciclovias, mas que não seja mero placebo para enfrentar uma doença crônica.

Não basta pintar faixas vermelhas no asfalto, nem causar todo esse rebuliço na Paulista e debaixo do Minhocão para fingir que está trabalhando para solucionar o caos do transporte e do trânsito paulistano. Ao contrário. É sinal da incompetência desta Prefeitura (que, por sinal, já errou até no cálculo do tamanho do canteiro central da Paulista, entre outras bizarrices).

Secretário Jilmar Tatto: ciclovia terá grade no meio da pista
Na falta de obras planejadas, de critério e de planejamento, Haddad e o secretário Jilmar Tatto promovem essas intervenções cosméticas para tentar deixar uma marca. Estão deixando: essa é certamente a pior gestão na cidade de São Paulo nos últimos 30 anos.

Quem conhece minimamente o trânsito de São Paulo sabe o que vai significar diminuir as faixas de rolamento - já estreitas - dessas pistas. Carros, motos e pedestres, que se virem! O que vale é a faixa vermelho-PT para Haddad ostentar.

O prefeito é democrático: por pelo menos seis meses, o tráfego num dos principais cartões postais da cidade (a Paulista) e num dos pontos mais feios e deteriorados (os baixos do Minhocão) vai virar igualmente um inferno com seu canteiro de obras.

Pior: depois de concluídas as obras destas ciclovias, provavelmente a situação vai continuar crítica, assim como em todo lugar na cidade no qual Haddad põe as mãos. É o "toque de Midas" ao contrário.

Leia também: