segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

O "prefeito das faixas" segue obrando em São Paulo



Com as últimas notícias sobre a Prefeitura de São Paulo (corte de investimentos em áreas essenciais, ampliação do rodízio para a periferia sem a correspondente melhora do transporte público etc.) fica a dúvida: o prefeito Fernando Haddad é só incompetente, despreparado e irresponsável, ou será também mal intencionado? Não é possível tanta ruindade! (até para os padrões do PT)

Verdade seja dita: ninguém pode acusar Haddad de não fazer NADA. Faz bastante (M****!). E o Blog do PPS não deixa de ressaltar cada medida inovadora do alcaide. Se bem que o destaque se dá quase sempre pela inutilidade da sua gestão ou pelos transtornos causados aos cidadãos paulistanos. Mas talvez Fernando Haddad queira mesmo entrar para a história como o "prefeito das faixas".

Primeiro, foram as faixas exclusivas de ônibus, espalhadas pela cidade e apresentadas como intervenção revolucionária para priorizar o transporte coletivo. Porém, sem que nenhum centavo a mais fosse investido na qualidade e na quantidade dos ônibus - ao contrário, diversas linhas foram cortadas, principalmente na periferia - o que dá uma idéia de quão estéril é a medida, que de fato melhora a velocidade entre um ponto e outro, mas não reduz a espera (e, em vez de melhorar, piora o trânsito).

Agora, na época das chuvas (que ano a ano agrava as enchentes e mata paulistanos), o prefeito mostra na prática o seu anunciado "Plano de Gerenciamento de Alagamentos": vai espalhar faixas pela cidade avisando onde estão as áreas "alagáveis", sugerindo que em dias de chuva os motoristas não trafeguem por esses locais.

Uau! Caramba! Haddad é gênio! Pra que projetos arquitetônicos e urbanísticos caros e complexos se a solução era tão simples? Ipi!!! Ipi!!! Uhaaaa!!! Viva Haddad!!!!!!

Sem nenhuma obra, sem nenhum gasto excedente (a não ser a pintura das faixas, tanto dos ônibus, quanto das enchentes), o prefeito de São Paulo espera ter solucionado milagrosamente dois dos mais graves e crônicos problemas da metrópole!

Reforma de galerias, limpeza de bueiros e bocas de lobo, desassoreamento de rios e córregos, construção de piscinões, aumento da permeabilização do solo, construção de corredores planejados de ônibus à esquerda, com locais de ultrapassagem e conectados a grandes planos de mobilidade... Que nada! Isso tudo é coisa do passado!!! Está aí Haddad, o "novo", para nos ensinar. Obrigado, PT!

Leia também: 

O Ano Novo e a velha política de Haddad 

Prefeito Fernando Haddad, a vergonha nacional! 

Gestão Haddad: é possível piorar sempre mais! 

Justiça suspende aumento do IPTU de Haddad 

O povo não é bobo e vê a ruindade de Haddad