segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

São Paulo tem papel decisivo no Congresso do PPS

Os 74 representantes paulistas (quase 30% do total de 250 delegados inscritos) foram decisivos em todas as deliberações do Congresso Nacional do PPS, realizado de 6 a 8 de dezembro, em São Paulo.

Além da indicação do apoio ao PSB e à #Rede para a construção de uma candidatura presidencial com Eduardo Campos e Marina Silva em 2014, o PPS avançou em temas como juventude, educação, diversidade, igualdade e sustentabilidade.

Foram aprovadas e incorporadas aos estatutos, por exemplo, as Coordenações Nacionais de Desenvolvimento Sustentável; de Igualdade e Combate ao Preconceito Racial; e de Combate à Homofobia. Também fica instituída a Secretaria da Juventude junto à direção de todas as instâncias (nacional, estaduais e municipais).

Os cargos de presidente, secretário-geral e tesoureiro passam a permitir apenas uma reeleição a seus ocupantes, para garantir a renovação dos dirigentes partidários. Isso vale para todos os Diretórios, do Nacional aos Zonais. Os mandatos das Direções serão de quatro anos, mas os ocupantes da Executiva podem ser trocados a qualquer momento.

Também os Diretórios Municipais, como o da Capital de São Paulo, passam a ser autônomos na sua organização interna, podendo manter os atuais Diretórios Zonais ou criar novas divisões políticas, geográficas e administrativas (Regionais ou Distritais, por exemplo).  
 
Conquista desde o último Congresso, em 2011, a #REDE23 foi mantida e reforçada com a inclusão de "deveres do partido", entre eles: "Organizar um sistema de comunicação baseado nas tecnologias mais avançadas, a fim de promover o debate interno e fazer circular rapidamente as posições e deliberações tomadas pelas diversas instâncias partidárias".

Como órgão partidário, a #REDE23 determina a realização de conferências virtuais e consultas online para tratar de temas de interesse do partido e da sociedade, podendo ser propostas a qualquer tempo, por convocação do Presidente, da Comissão Executiva, do líder da bancada parlamentar ou por requerimento da maioria simples dos membros do Diretório.

Da nova Direção Nacional eleita, além do presidente Roberto Freire, que é deputado federal por São Paulo, fazem parte os seguintes dirigentes paulistas: Alex Manente, André Von Zuben, Arnaldo Jardim, Carlos Fernandes, Claudio Fonseca, Chiquinho Pereira, Davi Zaia, Dina Lida Kinoshita, Helena Werneck, Ivete Migliani, Mauricio Huertas, Ricardo Young, Rogerio Barreto e Soninha Francine.

Como suplentes da Direção Nacional: Eduardo Rocha, Pollyana Gama, Osvaldo Ordones, Edvaldo Hungaro e Marcelo Del Bosco Amaral.

Na Comissão de Ética: Mariete de Paiva, Marluce de Paula, Renato Atilio Jorge, Ulrich Hoffmann, Francisco Sales Fernandes e Lucio Costa.

No Conselho Fiscal: Adimar Faria Lima e Erledes Elias da Silveira.

No Conselho Político: Adoração Vilar Sanches, Alberto Aggio e Azuaite Martins.

Leia também:

Confira a cobertura completa do Congresso do PPS

PPS aprova indicativo de apoio a Eduardo e Marina 

PPS de São Paulo aprova apoio a Eduardo e Marina

Documento Político do Congresso do PPS/SP

Balanço e posicionamento político do PPS paulistano