quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Por um 2014 pra se livrar do 13 (dilma vez por todas!)

Tem gente que acha que há um certo exagero na oposição anti-petista, que o governo não é tão ruim assim, que poderia ser pior, que houve avanços nos últimos anos... Ok, vamos admitir que o país avançou em alguns indicadores sociais. Mas vamos raciocinar juntos sobre o que significa manter o PT no comando do país, sem preconceitos e sem pré-julgamentos.

O presidente Lula foi eleito em 2002. Governou por oito anos e escolheu como sucessora, na eleição de 2010, a "técnica" Dilma Roussef, com fama de gerentona competente e "mãe do PAC".

Só que, hoje, ninguém mais lembra do tal "Programa de Aceleração do Crescimento", tamanho o nível de atraso, a falta de planejamento e a incompetência governamental. Repleto de obras emPACadas, a sigla virou sinônimo de "Plano de Aceleração da Corrupção", ou "Programa de Ações Cosméticas". Um fracasso retumbante!

Para a reeleição de Dilma, o marketing do PT aposta em outras duas vitrines: o velho Bolsa Família, que não para de crescer e não oferece a chamada "porta de saída" para as famílias atendidas, e o apelativo Mais Médicos, novo placebo petista para uma deficiência crônica na saúde pública.

Vejamos: Se o PT tivesse começado a atuar verdadeiramente desde o seu primeiro ano de governo, em 2003, para resolver os problemas sociais do país, não precisaríamos agora, 12 anos depois, recorrer a truques marqueteiros como o Bolsa Família e o Mais Médicos.

Se a Educação tivesse sido priorizada, em vez se servir de trampolim eleitoral para os ministros Tarso Genro, Fernando Haddad e Aloizio Mercadante, da Educação, e Alexandre Padilha, da Saúde, teríamos formado duas novas gerações de médicos, sem precisar recorrer a profissionais estrangeiros. Isso para mencionar apenas o curso de Medicina e mostrar que o problema não é a "herança maldita" dos governos anteriores, mas culpa do próprio PT.

Uma criança que entrou no 1º ano do Ensino Fundamental em 2003, no início do governo Lula, estará às portas do vestibular no final do Governo Dilma, concluindo o 3º colegial em 2014. Perguntamos: No que melhorou a vida destes estudantes em todo esse período? O ensino público no país continua a mesma porcaria!

Um aluno da rede pública segue mal preparado e sem condições de acesso à universidade gratuita, a não ser por intermédio de cotas, ou de absurdos programas de financiamento para faculdades particulares. Enquanto isso, a maioria dos universitários que não precisam pagar um único centavo em seus cursos superiores são oriundos de colégios pagos. O PT foi incapaz de corrigir essa distorção e de melhorar a estrutura de ensino no Brasil.

As bolsas e programas assistencialistas, inflados ano após ano, também demonstram a incapacidade do PT para resolver o problema estrutural do país. Números crescentes de famílias cadastradas não demonstram o sucesso do governo. Ao contrário. Em vez de propiciar a ascensão social e criar condições para o desenvolvimento humano, pereniza a dependência desses brasileiros à esmola e ao paternalismo estatal.

Tratamos aqui apenas dos problemas sociais mais gritantes, e muito por alto, mas o suficiente para demonstrar a inconsistência do programa de governo do PT. Não entramos aqui em questões econômicas, no descaso com a vida, com o meio ambiente e as gerações futuras, nem criticamos a inoperância do PT com transportes e mobilidade, infra-estrutura, saneamento, portos, aeroportos, estradas, habitação, matriz energética, relações internacionais etc.

Também não mencionamos outros casos emblemáticos, já tratados à exaustão, como o mensalão, os ataques do PT às instituições democráticas e republicanas, a ameaça às liberdades individuais e coletivas, o aparelhamento do Estado, o inchaço e o loteamento da máquina, o abandono de princípios básicos da descentralização do poder, da transparência e da participação popular (como orçamentos participativos, plebiscitos, referendos), a perseguição sistemática e a retaliação aos opositores ou a cidadãos independentes, a cooPTação de forças retrógradas (representadas nas figuras de Sarney, Collor, Maluf, das bancadas ruralista e evangélica etc.).

Ou seja, está provado por A + B que o PT traiu o eleitor brasileiro. Quem elegeu os governos petistas comprou gato por lebre. Não é à toa que boa parte das lideranças históricas mais representativas do Partido dos Trabalhadores (para citar apenas alguns: Marina Silva, Luiza Erundina, Heloísa Helena, Hélio Bicudo, Plinio de Arruda Sampaio, Fernando Gabeira, Cristóvam Buarque, Chico Alencar, Ivan Valente, Vladimir Palmeira, Chico de Oliveira, César Benjamim) pularam fora do partido, assim como aliados históricos se tornaram dissidentes (está aí o PSB de Eduardo Campos para confirmar).

Portanto, desejamos que em 2014 o Brasil se liberte definitivamente do 13! Do ano de 2013, com seus escândalos, tragédias e desmandos, e do 13 na urna eletrônica, com essa corja de políticos corruPTos e incomPTentes. De uma vez por todas! PT, saudações.

Leia também:

Líder? Que líder? Será o fim da velha política?

PT, a farsa: dos presos políticos aos políticos presos

Mídia independente e progressista? Ô, PT, faz-me rir

"Padrão Fifa": Tragédias não ocorrem por acaso

O jogo dos 7 erros da Prefeitura de São Paulo

Ao Haddad com ca(r)rinho, direto do trânsito de SP...

Gestão Haddad: é possível piorar sempre mais!