quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Faltou 1 voto para homenagem à ROTA: Conte Lopes!

Pela segunda semana consecutiva, todas as sessões da Câmara paulistana foram derrubadas por falta de acordo entre os vereadores, tanto da base governista quanto da oposição. Uma homenagem à ROTA (tropa de elite da PM), proposta pelo vereador Coronel Telhada (PSDB), tem dividido os parlamentares.

O mais inusitado na votação dessa homenagem nesta quarta-feira (28 de agosto), é que ela ficou pendente por apenas UM VOTO (36 vereadores foram a favor e 14 contra), e quem esteve ausente foi justamente um ex-policial da ROTA e ferrenho defensor da instituição: o vereador Conte Lopes (PTB), que faltou à sessão do dia para participar do programa de Sonia Abrão, na Rede TV!

É praxe que projetos desse tipo (homenagens, denominações etc.) sejam aprovados em votações simbólicas, sem que se avalie individualmente o mérito dos PDLs (Projetos de Decreto Legislativo). No máximo, os vereadores em desacordo fazem um registro "político" do voto contrário, após a promulgação do resultado (aquele rito já tradicional "Os vereadores que forem favoráveis permaneçam como estão. Aprovado.").

Porém, o vereador Toninho Vespoli (PSOL) discorda da aprovação simbólica desta "salva de prata" à ROTA e tem requerido a votação nominal do projeto, o que obriga a manifestação de cada um dos vereadores até que se obtenha pelo menos dois terços dos votos, ou seja, 37 dos 55 vereadores. Sem chegar a esse número (a favor ou contra), a votação continua pendente.

Se a votação fosse simbólica, explica o líder do PT, vereador Alfredinho, a sua bancada faria apenas o registro "político" do voto contrário. Porém, com a exigência do voto nominal, os petistas temem o desgaste da exposição (e a cobrança do eleitorado) ao aprovarem essa homenagem à ROTA, e acabam votando contra, inviabilizando os acordos firmados e emperrando toda a pauta.