quinta-feira, 25 de julho de 2013

Outra que pede pra sair? Parece Tropa de Elite!

A relatora da CPI do Transporte da Câmara de São Paulo, vereadora Edir Sales, que também é lider da bancada do PSD de Gilberto Kassab, surpreendeu ao protocolar uma carta de renúncia à relatoria e à sua própria participação na comissão.

Cogita-se que o vereador Souza Santos, do mesmo partido mas integrante da chamada "bancada evangélica", que reúne pelo menos oito parlamentares espalhados em diversas legendas, será o seu substituto.

A CPI presidida pelo petista Paulo Fiorilo volta a se reunir nesta sexta-feira, 26 de julho, para a sua terceira sessão (as duas primeiras serviram apenas para eleição do presidente e relator, além da aprovação de requerimentos de informação e definição do calendário). Deve ser escolhido o novo relator entre os vereadores Milton Leite, Adilson Amadeu, Roberto Tripoli, Nelo Rodolfo, Eduardo Tuma e o substituto de Edir Sales.

Essa é a segunda baixa na recém-iniciada CPI, composta pela tropa-de-choque da base das administrações Haddad/Kassab, que apresenta problemas desde antes mesmo da sua aprovação, sendo tachada de "chapa-branca" pela oposição e pela opinião pública.

No dia em que Edir Sales foi escolhida relatora, o vereador Dalton Silvano (PV) já tinha se ausentado e posteriormente comunicado a sua renúncia à vaga.

Ex-tucano e ex-opositor ferrenho do PT, Dalton Silvano (à dir.), que hoje é um dos mais leais e combativos defensores da gestão Haddad, apresentou requerimento, como líder do PV, informando que indicaria em agosto o seu substituto (entre seus colegas de bancada Roberto Tripoli, Abou Anni e Gilberto Natalini). Porém, no mesmo dia (a mais recente reunião da CPI, em 19 de julho), o vice-líder do PV, Roberto Tripoli (à esq.), protocolou a sua autoindicação.

Leia também:

Como o PT manobra para aprovar CPI "chapa-branca"?

Maioria da CPI era contra investigação. E agora?

Causos da Câmara Municipal de Saramandaia