quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Russomanno FOGE e Record cancela debate na TV

VERGONHA! A Rede Record, emissora de TV da Igreja Universal, a serviço da candidatura de Celso Russomanno (PRB), cancela debate previsto para a próxima segunda-feira, dia 1º de outubro, atendendo ordem da direção da campanha-igreja-emissora (que é tudo uma coisa só!).

Veja como o mundo dá voltas! A emissora criticava duramente, o tempo todo, outro possível ausente, o tucano José Serra (PSDB), que vinha se recusando a participar de qualquer debate ou entrevista da Record. A direção de jornalismo da emissora afirmava que realizaria o debate, mesmo com a eventual ausência de qualquer candidato.

Com a liderança de Russomanno e a possível ida de Fernando Haddad (PT) para o segundo turno, mudaram os interesses da emissora e da campanha de ambos (que fazem parte da base governista comandada por Lula). A ORDEM passou então a ser poupar Russomanno e apostar no crscimento de Haddad, poupando-o do confronto direto e incômodo com os adversários.

Não é a primeira vez (nem será a última) que um líder de pesquisa foge do debate, como estratégia eleitoral. Mas talvez seja a primeira vez que uma emissora de TV - concessão pública - tome uma decisão tão direta e parcial em defesa do seu candidato.

Lembra os tempos em que a edição do debate presidencial de 1989, no Jornal Nacional, da Globo, beneficiou claramente o candidato Fernando Collor contra Lula. Os tempos mudaram: hoje estão todos juntos (Lula, Collor, Sarney, Maluf, Igreja Universal, TV Record), e a manipulação da TV favorece quem um dia já esteve do outro lado do balcão. É o establishment, levando vantagem sempre!