quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Debate Folha/UOL cristaliza resultado da pesquisa

Sob o pretexto da "liberdade plena", já que a legislação eleitoral impõe restrições à realização de debates em emissoras de rádio e de televisão, mas não tem regras claras para a internet, o jornal Folha de S. Paulo e o portal UOL decidiram realizar um encontro apenas com os três candidatos mais bem colocados na última pesquisa Datafolha.

Para tanto, convocou representantes das campanhas de Celso Russomanno (PRB), José Serra (PSDB) e Fernando Haddad (PT) para organizar esse debate restritivo e que cumpre seu papel de cristalizar os candidatos da mesmice, para o dia 20 de setembro, às 10h30 da manhã, com transmissão ao vivo pela internet.

Desde o início do ano, a Folha vem se esforçando, num misto de aposta e torcida, para confirmar a sua "previsão" de que as eleições seriam polarizadas entre PT e PSDB. Não deu certo. Tiveram que engolir um outsider, Celso Russomanno, que não por acaso lidera todas as pesquisas, num cenário de saturação do eleitorado com os mesmos partidos que se revezam no poder.

Conclusão: o sonho da Folha era realizar o debate entre Serra e Haddad - a aposta que vinha fazendo em editoriais, análises e até mesmo na cobertura diária (quando privilegiava Serra em 1º lugar nas pesquisas e Haddad em 7º lugar, em detrimento dos outros cinco candidatos que até então pontuavam entre um e outro: Russomanno, Soninha, Chalita, Netinho e Paulinho).

O debate Folha/UOL copia o “modelo francês”, inédito no Brasil. Os candidatos estarão frente a frente por cerca de duas horas, terão um "banco" de 25 minutos cada um e administrarão livremente esse tempo em cada pergunta e resposta.

Segundo a proposta (que depende ainda da aprovação das três campanhas), metade do debate (dois blocos) terá candidatos fazendo perguntas entre si. Haverá réplicas e comentários entre eles. Fernando Rodrigues, repórter especial da Folha e blogueiro do UOL, será o mediador.

No terceiro bloco, os candidatos responderão perguntas de leitores e internautas. Folha e UOL receberão as perguntas gravadas em vídeo. Os questionamentos de leitores e de internautas serão temáticos (sem destinação a um candidato específico) e o candidato que responderá será definido por sorteio.

No penúltimo bloco, Russomanno, Serra e Haddad responderão perguntas formuladas por jornalistas: Diogo Pinheiro, editor de UOL Eleições; Fernando Canzian, editor do programa TV Folha; e Mônica Bergamo, colunista do jornal.

Veja outras polêmicas com a Folha, neste ano:

Folha publica reclamação do PPS sobre cobertura

"Erramos", da Folha, corrige índice de Soninha

1º de abril: jornalistas, mentiras e meias verdades

A aposta da Folha e os "menos de R$ 200 mil"

De novo a Folha define os "principais candidatos"

Folha de S. Paulo x PPS: opinião, réplica e tréplica