quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Soninha assina compromisso de inclusão esportiva

A candidata da coligação "Um Sinal Verde para São Paulo", Soninha Francine, participou nesta quarta-feira de um encontro da Rede Nossa São Paulo com os postulantes à Prefeitura, para reafirmar três compromissos: a carta de compromisso com o Programa Cidades do Esporte, sobre a garantia do acesso ao esporte pela população; o Pacto pela Transparência Municipal, referente à transparência da gestão e dos gastos públicos; e a carta de compromisso com o Programa Cidades Sustentáveis, que estimula ações para o desenvolvimento sustentável e o PPS foi pioneiro ao encampá-lo nacionalmente, com todos os seus candidatos a prefeito e vereador em todo o país.

O evento, realizado no Sesc Consolação, foi promovido pelos Atletas pela Cidadania, Instituto Ethos, Rede Nossa São Paulo e Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis. O objetivo é estimular os candidatos ao governo municipal paulistano a garantirem investimentos sociais como parte do legado dos megaeventos esportivos. A capital paulista será palco da abertura da Copa do Mundo de 2014.

Veja os termos de compromisso que os candidatos a prefeito de São Paulo assinaram:

Termo de Compromisso Cidades do Esporte
O Termo de Compromisso Cidades do Esporte visa o desenvolvimento da cultura esportiva, o que propiciará a democratização do esporte, o estímulo ao aumento da atividade física da população, a melhoria do esporte nas escolas e a criação de um Sistema Nacional do Esporte. A meta que se propõe é a ampliação e qualificação do Esporte Educacional nas Escolas de maneira a atender 100% das escolas municipais, bem como dobrar a prática de atividade física no país até 2022 e também a consolidação de um Sistema Nacional do Esporte.

Pacto pela Transparência Municipal
O Pacto Municipal pela Transparência tem com objetivo comprometer os futuros administradores municipais com a transparência nos processos de decisão e investimentos nas obras para a Copa do Mundo de 2014. Esse pacto faz parte das estratégias do projeto Jogos Limpos Dentro e Fora dos Estádios, uma iniciativa do Instituto Ethos, pretende aproveitar a realização da Copa do mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016 no Brasil para criar uma cultura que eleve o nível de transparência nos gastos governamentais, o nível de integridade nas relações público-privadas e o controle social dos investimentos públicos.

Programa Cidades Sustentáveis
O Programa Cidades Sustentáveis tem o objetivo de sensibilizar, mobilizar e oferecer ferramentas para que as cidades brasileiras se desenvolvam de forma econômica, social e ambientalmente sustentável. Para isso, oferece aos candidatos uma agenda completa de sustentabilidade urbana, um conjunto de indicadores associados a esta agenda, e um banco de boas práticas com exemplos nacionais e internacionais como referências a serem perseguidas pelos gestores públicos municipais. O programa é complementado por uma campanha para sensibilizar os eleitores a escolher a sustentabilidade como critério de voto e os candidatos a adotar a agenda da sustentabilidade.


Veja aqui mais informações sobre o evento e os compromissos assumidos.