domingo, 12 de agosto de 2012

Ou é muito azar com a imprensa, ou é sacanagem!

O título pouco sutil, acima, representa só um pouquinho da impaciência e da indignação com o tratamento parcial e inidôneo, para dizer o mínimo, de parte da chamada "grande imprensa" com a candidatura de Soninha Francine à prefeitura paulistana pela coligação "Um Sinal Verde para São Paulo".

É uma série de "coincidências" (ah, tá!) que desafia qualquer lei da probabilidade. Veja, por exemplo:

A imprensa é cega, burra ou mal intencionada?

Os quatro principais candidatos... Oi? Quem disse?

O "engano" mais recente (ou seria mesmo sacanagem?) está em matéria do UOL deste domingo: "Candidatos a prefeito de São Paulo ignoram cracolândia em proposta de governo", onde a repórter Débora Melo, talvez por desatenção, publicou que "As assessorias de Soninha, Eymael e Miguel Manso não responderam ao UOL.(...)” . Oi???? Como assim NÃO RESPONDEU???

A repórter procurou a assessoria da campanha na sexta-feira, após as 16h, foi orientada de imediato por telefone e ainda recebeu um e-mail com informações complementares no mesmo dia! E afirma que não obteve resposta?

Abaixo, a íntegra da troca de e-mails, na sexta-feira:

De: Debora Melo Gonçalves
Enviada em: sexta-feira, 10 de agosto de 2012 16:02
Para: mauriciorh@uol.com.br
Assunto: pauta UOL - cracolândia

Olá, Mauricio, tudo bem?

Conforme falamos, estou fazendo uma matéria sobre as propostas dos candidatos à Prefeitura de São Paulo para a cracolândia.

No programa registrado pela candidata Soninha no TRE-SP, por exemplo, o tema não é abordado.

Estamos fazendo uma matéria com os 12 candidatos.

Aguardo suas respostas, conforme conversamos.

Obrigada,

Débora Melo
Repórter – UOL
11 3038-8950


-----------------------

De: Maurício Rudner Huertas [mailto:mauriciorh@uol.com.br]
Enviada em: sexta-feira, 10 de agosto de 2012 22:28
Para: 'Debora Melo Gonçalves'
Assunto: RES: pauta UOL - cracolândia

Oi, Débora

Aqui a opinião de Soninha sobre o assunto no debate da Band:

COMBATE AO CRACK E À CRACOLÂNDIA

FABIO PANNUNZIO, APRESENTADOR: Soninha Francine tem um minuto e meio para o seu comentário.

SONINHA FRANCINE: Eu não tenho dúvida que o uso abusivo, compulsivo, de drogas, álcool, inclusive, cocaína, de qualquer substância, é um caso de saúde pública. Então a saúde precisa providenciar a estrutura necessária para receber todas as pessoas que estejam buscando um tratamento, e aquelas que a família quer encaminhar para o tratamento, porque as próprias pessoas não tem mais a menor condição de decidir por si mesmas, isso não é uma proposta, isso é lei, a legislação que trata sobre esse assunto, a lei federal, já diz que pode haver internação voluntária quando a pessoa quer se internar e pode ter também a involuntária, quando ela é compulsória, que é aquela que é determinada por um juiz.

Acontece que a gente não tem hoje só uma Cracolândia, tem várias, o pessoal fala: "O que vai fazer aqui na Cracohab, na Cidade Líder?" O pessoal ali do centro da cidade, onde já voltaram a se reunir as centenas das pessoas devastadas pelo crack, quer uma ação combinada da assistência social, da saúde e também da Segurança Pública, porque também é uma questão de Segurança Pública, aquelas pessoas se agridem, se machucam, cometem furtos, assaltos, estupros, depredam, degradam o ambiente.

Hoje uma conhecida minha da Brasilândia me ligou desesperada porque ela foi assaltada pela terceira vez da fiação da sua casa por um nóia, como eles conhecem, e que estavam dispostos a dar uma surra nele. Eu falei: “não, pelo amor de Deus”. O problema é que tem que trabalhar todo mundo junto. Assistência Social, Saúde e Segurança Pública.

Seguem mais alguns links que mostram a atuação e a opinião de Soninha sobre o combate ao crack.

Soninha participa da "Caravana Arte Contra o Crack"

PPS debate o que funciona contra o crack

PPS debate o crack e os seus efeitos destrutivos

A ação do governo na cracolândia é adequada?

Atenciosamente,

Maurício Huertas
Secretário de Comunicação do PPS/SP
www.23pps.blogspot.com
www.pps-sp.org.br


Nota do Blog do PPS: Ao meio-dia de domingo, horas depois deste post, a matéria do UOL foi atualizada com a opinião de Soninha Francine sobre este gravíssimo problema da cracolândia.