sexta-feira, 1 de junho de 2012

#RatoNoRatinho é top do twitter com Lula e Haddad

Tudo o que se disser sobre a participação do ex-presidente Lula no Programa do Ratinho, do SBT, nesta agora histórica noite de quinta-feira, 31 de maio de 2012, será pouco para descrever tamanha desfaçatez e afronta à legislação e ao bom senso. Veja aqui.

Leia: PPS vai à Justiça contra exibição de entrevista de Lula com Haddad no SBT

É um daqueles momentos obscuros da política que não devemos nunca esquecer: como foi a edição manipulada pela Globo do debate Collor x Lula, na eleição presidencial de 1989, ou o caso Proconsult/Brizola, em 1982. Agora entra para a história o episódio #LulaNoRatinho ou #RatoNoRatinho, seguindo a moda do twitter, que colocou as duas hashtags como os dois tópicos mais comentados na rede. Leia Augusto Nunes e Josias de Souza.

A entrevista no Programa do Ratinho é a primeira após a saída de Lula da Presidência da República, em 1º de janeiro de 2011, e depois do fim do tratamento contra um câncer na laringe, em março.

Declarado "amigo" do apresentador Carlos Massa e do empresário Silvio Santos, a aparição de Lula no SBT era aguardada com entusiasmo e esperança pelos "estrategistas" do PT.

A exposição de Lula em rede nacional faz parte do marketing petista, para o ex-presidete falar sobre a melhora de seu estado de saúde e, principalmente, alavancar o pré-candidato do PT à Prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad.

Na plateia, o prefeito de São Bernardo do Campo Luiz Marinho, o pré-candidato à Prefeitura de São Paulo Fernando Haddad e o deputado Ratinho Jr., filho do apresentador e pré-candidato à Prefeitura de Curitiba, acompanhavam a entrevista do ex-presidente e eram repetidas vezes focalizados pelas câmeras do SBT. Mas não parou por aí.

Acompanhe minuto a minuto:

22h00 – Lula entra no palco.

22h01 – Com a voz rouca, Lula diz que é a primeira vez que dá entrevista à TV. “Já comi rabada na casa do Ratinho (…) antes de mais nada somos amigos (…) todo irmão nem sempre é companheiro, mas todo companheiro é irmão”

22h02 – Ratinho pergunta se Lula continua com o defeito de ser conrintiano. Lula responde: “Tem o corintiano e o anti-corintiano (… ) Marinho é santista e o Haddad são-paulino”.

22h04 – "Superar o câncer foi o primeiro desafio da sua vida?", quer saber Ratinho. “O surgimento do câncer a gente acha que nunca vai acontecer conosco (…) o único remédio que eu tomava era um engovzinho (…) saí da Presidência e viajei demais (…) minha garganta doía demais”

22h06 – “Marisa pediu que eu fosse fazer exames (…) fui com ela e quando fiz um exame passando em uma máquina vi um monte de médico com a cara preocupada”.

22h07 – “Aí eles me disseram que eu tinha câncer de 3 centímetros e aí fiquei preocupado (…) se eu perdesse minha voz eu morreria”, disse Lula.

22h08 – Lula diz que comprou o terno no hospital. Ratinho veicula um vídeo sobre a vida de Lula.

22h10 – “O torneiro mecânico parecia ter se tornado invencível”, diz o narrador do vídeo.

22h10 – “O maior desafio estava vencido”, termina o vídeo, “o homem está de volta e com a corda toda”.

22h18 – Ratinho quer saber sobre a alimentação de Lula no hospital. “Eu comi pão molhado no café para não passar pela garganta”, diz.

22h19 – Ratinnho pede que ele envie uma mensagem a quem tem câncer. Lula diz que um irmão também teve câncer e está curado. Lula diz que tem que ter disciplina para cumprir regras dos médicos. “Levanto 6h para fazer fisioterapia.

22h20 – Vai participar da campanha de prefeito? Sim, responde Lula.

22h21 – “Não estava preparado para deixar a Presidência (…) estranhei a falta de segurança quando cheguei em casa”, disse Lula.

22h22 – "Se uma coisa me deixou tranquilo foi: a Marisa e eu não mudamos de hábito quando fui presidente da República", diz Lula.

22h23 – Ratinho veicula mensagem de Ronaldo Fenômeno: “Ele foi um grande presidente e está de volta fazendo o que mais gosta: política”.

22h24 – "Marisa nunca pediu para o senhor deixar a política?", pergunta Ratinho. "Pediu, a primeira vez foi em 1978 quando terminei meu primeiro mandato no sindicato", diz Lula.

22h25 - Ratinho quer saber sobre a saúde: "porque não se consegue acertar a saúde no Brasil?"

22h26 – Lula diz que saúde precisa de dinheiro e cita a CPMF. “A oposição queria me prejudicar, mas prejudicou o povo pobre brasileiro (ao tirar a CPMF).”

22h27 – “Foi vingança porque não era pelo dinheiro, era pela sonegação de impostos. Porque a CPMF era imposto pra rico”, disse. “Universalizar a saúde não é brincadeira.”

22h29 – Quando pagamos um plano de saúde é descontado no imposto de renda. “O Estado é que paga a saúde dele”.

22h30 – Ratinho pergunta porque Haddad foi escolhido para candidato. Lula diz que conviveu com Haddad durante sua gestão na Presidência, que conviveu com Marta e elogiou: “Foi uma belíssima prefeita (…) mas era hora de ter uma coisa nova (…) São Paulo precisa ter alguém que tenha o entusiasmo que ele teve cuidando da educação (…) ele vai passar para a história como uma pessoa que colocou mais pessoas no ensino público.

22h31 – Ratinho chama Haddad para a bancada. Lula continua citando as supostas realizações de Haddad frente ao Ministério da Educação.

22h32 – Ratinho veicula um vídeo sobre o ProUni. Nele a história de Vanessa, filha de pedreiro e que conseguiu entrar na faculdade via ProUni.

22h34 – Lula comenta o vídeo e fala que nordestino quer ser médico, engenheiro (…) "um dia desses vão se surpreender que venho trabalhar com o Ratinho".

22h35 – Ratinho pergunta a Haddad: O que um prefeito pode fazer pela saúde? “A saúde é o problema número 1 de SP”, responde o petista.

22h37 – “O médico que começa um atendimento não sabe o que acontece e a história do paciente (…) é fila para tudo, para agendar consulta, exame ou cirurgia (…) vamos apresentar para SP um programa de gestão”

22h37 – A população topa o novo? pergunta Ratinho. “A população vai votar no novo. Ela quer mudança”, diz Haddad. “Quando deixei o ministério saiu um datafolha que dizia que as pessoas queriam o novo”, disse.

22h39 – “A vida melhorou da porta para dentro, mas da porta pra fora não. O que o presidente pode fazer foi feito, mas não o que a prefeitura diz”, diz Haddad.

22h40 – "Se a Dilma não quiser ser novamente candidata, você será?", pergunta Ratinho. “Ela vai querer”, diz Lula.

22h41 – “Não há possibilidade de divergência entre Dilma e eu, no dia que houver eu saio de campo (…) o Brasil precisa de uma mulher (…) tenho certeza que ela chegará muito forte e eu serei cabo eleitoral. “E se ela não quiser?”, pergunta Ratinho. "Só serei candidato se ela não quiser porque não posso permitir que um tucano seja”, diz Lula.

22h43 – Haddad cita o programa Brasil sem Miséria. Ratinho cita o programa Luz para Todos. Lula decreta: “Foi uma revolução”.

22h45 – Ratinho cita o apóstolo Waldemiro e diz que ele mandou um abraço a Lula. "Você conversa com ele, Lula?", pergunta Ratinho. “Sim”.

22h46 – Ratinho veicula uma mensagem de Zeca Pagodinho. “Uma das figuras humanas mais extraordinária”, diz Lula.

22h47 - Ratinho diz que queria fazer pergunta sobre Gilmar (STF). “O povo não entende muito”, diz Ratinho. “Não tenho interesse em falar nisso, enviei uma nota (…) quem acusou que explique”, diz Lula.

22h48 – Lula termina agradecendo Ratinho, que convida novamente Haddad a ir no programa.


OUTRO LADO

Veja como se posicionou o Blog do PPS pelo twitter @23pps

#RatosNoRatinho Não contente em chantagear ministro do STF, Lula debocha do TSE e da legislação eleitoral por posteHaddad #PortasdaEsperança

#RatoNoRatinho TSE deve resposta a candidatos @joseserra_ @celsorussomanno @gabriel_chalita @dep_paulinho @netinhoDpaula @SoninhaFrancine

Foi #SemQuererQuerendo que #LulaNoRatinho à #Chaves (não o mexicano, mas o venezuelano) cometeu deliberadamente crime eleitoral pró-Haddad?

Nunca antes na história desse país se viu tamanha desfaçatez #PT #LulaNoRatinho #SilvioSantos #TopaTudoPorDinheiro #HaddadNaPortaDaEsperança

Os mesmos que reclamaram (com razão) da manipulação do debate Collor X Lula e do Caso Proconsult/Brizola na Globo aplaudem #RatoNoRatinho?

PTrollagem incensa #LulaNoRatinho por ignorância ou má fé? Será que percebem precedente aberto em uma concessão pública? #CrimeEleitoral

Por desrespeitos à lei como esse #RatoNoRatinho e a #ChantagemNoSTF que a democracia segue fragilizada no Brasil! PT quem te viu, quem te vê

Blogueiros como @renato_rovai e @maria_fro acham NORMAL crime eleitoral e defendem "regulação da mídia" de @rfalcao13 #TopaTudoPorDinheiro

#RatoNoRatinho Candidatos devem cobrar punição! @joseserra_ @celsorussomanno @gabriel_chalita @dep_paulinho @netinhoDpaula @SoninhaFrancine

Para quem defende o #RatoNoRatinho por ignorância ou cumplicidade: legislação é clara; concessão pública da TV #SilvioSantos cometeu crime!

Oposição à parte, vamos falar sério: #LulaNoRatinho é maior crime eleitoral dos últimos tempos! Merece cassação de @Haddad_Fernando e da TV!

#LulaNoRatinho é #TopaTudoPorDinheiro na concessão pública de #SilvioSantos para abrir as #PortasDaEsperança para salvar @Haddad_Fernando?

O que dizer quando um ex-presidente comete conscientemente um crime eleitoral, com risco calculado, na certeza da impunidade? #RatoNoRatinho

Será que telespectadores vão engolir essa campanha extemporânea e criminosa? TSE e TRE vão se calar diante do #DonoDoMundo? #RatoNoRatinho

Sociedade Protetora dos Animais deveria lançar campanha de proteção aos RATOS pela hashtag #RatoNoRatinho. Não merecem tão baixa comparação!

#LulaNoRatinho foi a contrapartida da vergonhosa operação do salvamento do Banco do #SilvioSantos com dinheiro público? Agora é #SalvaHaddad

#Vergonha Onde estão os "independentes" @Jose_de_Abreu @CynaraMenezes @luisnassif @ConversaAfiada? Esse é o controle da mídia de @rfalcao13?

#LulaNoRatinho #Vergonha #CrimeEleitoral #Baixaria #CandidatoPoste #LeiDesrespeitada #FaltaDeBomSenso #CaraDePau #ENEMHaddad #RatoNoRatinho

Atacaram Globo, Record, Gilmar Mendes, Serra, Kassab, a lei e o bom senso. Incrível a cara de pau! Fora o crime cometido! #RatosNoRatinho

Lula, Ratinho, Silvio Santos, Apóstolo Valdemiro, Dilma, Zeca Pagodinho, Deus e o diabo. Tá todo mundo na campanha do Haddad #RatoNoRatinho

Nunca antes na história desse país se viu tamanha afronta à legislação. Multa é pouco! Deveriam cassar candidatura de Haddad! #RatoNoRatinho

#RatosNoRatinho Campanha desavergonhada e ILEGAL de Lula e do candidato-poste @Haddad_Fernando. Sem noção! Sem Limite! #TopaTudoPorDinheiro