quarta-feira, 20 de junho de 2012

PPS e PMN anunciam coligação e lançam Soninha

O PPS (Partido Popular Socialista) e o PMN (Partido da Mobilização Nacional) vão estar juntos na eleição municipal de São Paulo, em torno das candidaturas de Soninha Francine (PPS) à Prefeitura e de Lucas Albano (PMN) para vice-prefeito, com uma chapa com 110 candidatos (77 homens e 33 mulheres) dos dois partidos ao Legislativo paulistano.

Sob o lema “Um Sinal Verde para São Paulo”, PPS e PMN anunciam esta coligação emblemática e elaboram em conjunto um plano de governo para a Prefeitura de São Paulo - que serve de modelo para outros municípios -, marcados pelo comportamento ético de seus candidatos e comprometidos com o desenvolvimento justo e sustentável, além de estabelecerem princípios para uma gestão transparente e participativa.

Ambos entendem que para concretizar a proposta deste "Sinal Verde para São Paulo" será essencial somar esforços e agregar o máximo de gente bem intencionada e disposta a transformar para melhor a cidade e o país.

A Convenção Eleitoral que vai formalizar essa coligação entre PPS e PMN está marcada para o dia 23 de junho (sábado), a partir das 9h30 da manhã, no Plenário da Câmara Municipal de São Paulo (Viaduto Jacareí, 100 - 1º andar - Bela Vista).

A jornalista Sonia Francine Gaspar Marmo, 44 anos, foi vereadora de São Paulo eleita pelo PT em 2004, candidata à Prefeitura pelo PPS em 2008 e subprefeita da Lapa. O advogado Lucas Albano Ribeiro dos Santos, 62 anos, é presidente estadual do PMN paulista e foi candidato a senador (2002), deputado federal (2006 e 2010) e vice-prefeito (2008).

Também integram a coligação "Um Sinal Verde para São Paulo" apoiadores de Marina Silva nas eleições presidenciais de 2010, que acompanharam a ex-senadora na saída do PV e estão representados, por exemplo, na candidatura a vereador de Ricardo Young, estabelecendo um pacto, a partir de São Paulo, para a consolidação do "Movimento por uma Nova Política" e da construção de uma via alternativa para o Brasil.

Esse pacto é proposto exatamente no momento em que PPS e PMN também buscam a formatação de uma nova organização política, mais aberta, transparente, democrática, renovada, sensível aos anseios da sociedade e que supere o atual modelo ultrapassado e desacreditado de política-partidária.

O que essa coligação pretende é dar voz à parcela significativa da população que tem mandado nas urnas, nas redes sociais e nas ruas o seu recado de descontentamento contra a mesmice da política e tem o desejo sincero de transformar o mundo e a comunidade onde vive.

Um Sinal Verde para São Paulo

Um Sinal Verde para São Paulo. Não poderia haver simbologia melhor para a cidade que não pode parar. Sinal verde para o cidadão que pede passagem, sinal verde para o trânsito, sinal verde para o desenvolvimento, sinal verde para o transporte alternativo, para a saúde, para a educação, para a segurança, para o esporte e o lazer. Sinal verde para a qualidade de vida. Sinal verde para a diversidade. Verde do meio ambiente e da sustentabilidade.

Sinal verde. Está aí o símbolo, a marca da campanha do PPS e do PMN para as eleições de 2012. Sinal verde pra São Paulo. Sinal verde para o paulistano.

O PPS, o PMN e todos os seus candidatos às eleições municipais de 2012 se comprometem publicamente a sensibilizar, mobilizar e oferecer um programa de governo para a promoção do desenvolvimento sustentável na cidade de São Paulo.

Este compromisso público tem como referência o "Programa Cidades Sustentáveis", iniciativa proposta pela Rede Nossa São Paulo, pela Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis e pelo Instituto Ethos, com o objetivo de que as cidades brasileiras se desenvolvam de forma econômica, social e ambientalmente sustentável.

O Programa engloba a Plataforma Cidades Sustentáveis, desenvolvida para constituir um banco de dados com práticas exemplares e políticas exitosas de sustentabilidade urbana. Agora, com foco nas próximas eleições, o Programa inova ao apresentar ferramentas importantes para o engajamento dos candidatos e o acompanhamento da sociedade civil.

Quem foi que disse?

A coligação "Um Sinal Verde para São Paulo" representa a continuidade natural da campanha apresentada pelo PPS em 2008, quando a então vereadora Soninha Francine foi candidata à Prefeitura questionando: Quem disse que político é tudo igual? Quem disse que não tem mais jeito? Quem disse que só tem um jeito de fazer política? Quem disse que meu voto não faz diferença? Mas por que, afinal, votar na Soninha para a Prefeitura de São Paulo?

Cada um tinha a sua própria resposta, mas no geral os motivos foram listados aqui. Reveja também aqui todos os programas apresentados pelo PPS naquela campanha.

Entre as propostas da Soninha e do PPS formuladas em 2008, algumas também foram encampadas pelo prefeito Gilberto Kassab, eleito naquele ano. Relembre aqui.

Lembrando que em 2008 foi a candidatura de Soninha Francine que introduziu no debate questões de mobilidade urbana, reconfiguração do território, proximidade casa-trabalho, repovoamento do centro, ciclovias etc.

Leia também:

Veja como foi a sabatina do R7 e da Record News

Veja como foi o Band Eleições com Soninha

Veja como foi a sabatina de Soninha no SBT e Terra

Rádio Band: Soninha quer reformular corredores de ônibus

Iguatemi: Soninha quer operacionalizar corredores de ônibus

Soninha visita Grupo Estado e confirma candidatura

Veja íntegra do programa "A Máquina" com Soninha

Soninha faz visita institucional à Câmara Municipal

Revista da Folha entrevista Soninha Francine

Veja entrevista de Soninha à Maria Lydia na Gazeta

Veja aqui a íntegra da entrevista de Soninha à CBN

Revista Época entrevista Soninha Francine

Soninha se apresenta contra as 'burrices' do sistema

Artigo na Folha: "Um sinal verde para São Paulo"

Soninha Francine: "Andar, conviver e dormir"