sexta-feira, 18 de maio de 2012

Papel da Prefeitura é fundamental na Segurança

Em mais uma reunião temática para elaboração do plano de governo do PPS para a Prefeitura de São Paulo, foi debatida nesta quinta-feira, 17 de maio, a "Segurança na Cidade de São Paulo", com participação do coronel José Vicente da Silva Filho, ex-secretário nacional de segurança pública e um dos maiores especialistas do assunto no país. Veja aqui mais informações.

Também participaram, entre outros, o vereador Claudio Fonseca, líder do PPS na Câmara paulistana; o empresário e pré-candidato a vereador pelo PPS, Ricardo Young, do Instituto Democracia e Sustentabilidade; e a ex-vereadora e pré-candidata à Prefeitura Soninha Francine.

Foram tratados diversos aspectos relativos à Segurança Pública, desde as estatísticas da criminalidade às medidas que cabem à Prefeitura para a prevenção da violência (com ações simples como melhorar a iluminação das ruas e fazer a poda de árvores), passando por questões culturais e educacionais, de legislação e infra-estrutura.

Entre as prioridades do PPS em São Paulo consta o estabelecimento de novas políticas, diretrizes e programas de segurança pública na cidade, além de otimizar mecanismos de proteção ao cidadão, por meio de ações conjuntas dos órgãos governamentais e da sociedade civil organizada. É preciso, acima de tudo, redefinir o papel da Prefeitura na área e aumentar a sensação de segurança dos cidadãos.

Um dos principais problemas para o aumento da criminalidade e da violência é a desigualdade social, agravada pela urbanização deficiente, que criou na cidade enormes bolsões de miséria. Lugares com baixíssimo atendimento das necessidades e direitos fundamentais, onde, na ausência das instituições e do poder público, passa a vigorar a lei do mais forte; onde o crime se torna modelo de sucesso financeiro e de afirmação; onde há reduzidas perspectivas de realização dos sonhos e projetos de vida.

“A repressão inteligente à criminalidade é importante, mas urbanização é fundamental. Iluminar, cortar o mato, recolher o lixo, porque o ambiente degradado é campo fértil para a violência. Satisfazer necessidades não atendidas de trabalho, de lazer e de prazer, especialmente na periferia. Cultura e esporte como forma de cultivar outros valores, e oferecer outras formas de afirmação, mediação de conflito nas comunidades e promoção de cultura de paz”, diz Soninha, resumindo algumas medidas eficazes para melhorar a segurança em São Paulo.

Vários dos pré-candidatos a vereador do PPS atuam nos Conselhos Comunitários de Segurança, os "Consegs", exemplos bem acabados de que a participação popular pode interferir diretamente para melhorar o dia-a-dia da cidade, sob vários aspectos.

Leia também o artigo publicado nesta sexta-feira, 18 de maio, na Folha de S. Paulo: A raiz dos nossos problemas de segurança

Encontros temáticos

Todos os encontros têm transmissão online e posteriormente o conteúdo é disponibilizado nos meios de comunicação do partido. Reveja as fotos e os vídeos das principais apresentações.

Já foram abordados os temas Legislação Eleitoral; Subprefeituras; Mobilidade Urbana e Transporte; Educação; Meio Ambiente e Cidade Sustentável; Emprego, Renda e Desenvolvimento; Saúde; Esporte, Cultura, Lazer e Qualidade de Vida; Habitação e Plano Diretor.

Os encontros são realizados sempre às quintas-feiras, a partir das 19h, na Câmara Municipal de São Paulo (Viaduto Jacareí, 100 - Bela Vista).

Segue abaixo o calendário com os próximos temas a serem debatidos, com a participação de especialistas e dos pré-candidatos do PPS, tendo como ponto em comum de todos os eventos a sustentabilidade:

24/5 - "Diversidade, direitos e garantias" - Coordenação de Soninha Francine, Lylian Concellos, Pai Guimarães e coordenadores temáticos. Local: Plenarinho da Câmara Municipal, 1º andar.

31/5 - "Orçamento da cidade, democratização e fortalecimento do Poder Local" - Coordenação de Paulo Cesar de Oliveira e Claudio Fonseca. Local: Plenarinho da Câmara Municipal, 1º andar.

23/6 - Convenção Eleitoral do PPS paulistano. Local: Plenário e Plenarinho da Câmara Municipal, 1º andar.


Leia também:

Veja como foi o Band Eleições com Soninha

Veja como foi a sabatina de Soninha no SBT e Terra

Rádio Band: Soninha quer reformular corredores de ônibus

Iguatemi: Soninha quer operacionalizar corredores de ônibus

Soninha visita Grupo Estado e confirma candidatura

Veja íntegra do programa "A Máquina" com Soninha

Soninha faz visita institucional à Câmara Municipal

Revista da Folha entrevista Soninha Francine

Veja entrevista de Soninha à Maria Lydia na Gazeta

Veja aqui a íntegra da entrevista de Soninha à CBN

Revista Época entrevista Soninha Francine

Soninha se apresenta contra as 'burrices' do sistema

Artigo na Folha: "Um sinal verde para São Paulo"

Soninha Francine: "Andar, conviver e dormir"