sexta-feira, 30 de março de 2012

Soninha responde assuntos levantados no debate

Sobre algumas das questões levantadas no debate do PPS sobre Meio Ambiente e Cidade Sustentável, nesta terça-feira (29/3), depois das exposições da Mesa:

- “Casamento” entre PSF (Programa Saúde da Família) e Educação Ambiental, sugestão da Helena Werneck:

(Resp): Bem lembrado!! A Secretaria do Verde, sob comando do Eduardo Jorge (de quem sou fã desavergonhadamente rs) instituiu o PAVS, “Projeto Ambientes Verdes e Saudáveis” que fazia exatamente isso!

Ambientes Verdes e Saudáveis

O Projeto Ambientes Verdes e Saudáveis (PAVS) tem como objetivo fortalecer a gestão integrada entre três secretarias: Verde e Meio Ambiente, Saúde e Desenvolvimento e Ação Social, para o desenvolvimento de uma agenda de proteção e de promoção de ambientes verdes e saudáveis com enfoque interdisciplinar: saúde e meio ambiente. Para isso, promoveu o diálogo ambiental com os Agentes Comunitários de Saúde da Secretaria Municipal de Saúde e da Secretaria de Desenvolvimento e Ação Social.

No ano de 2007 foram capacitados 4.967 agentes, sendo 4.864 agentes comunitários de saúde e 68 agentes de proteção social. Eles estudaram os temas lixo, água, energia, biodiversidade, convivência saudável com animais e zoonoses, consumo consciente, cultura de paz e não violência. O Projeto visa também promover a qualificação dos gestores das organizações responsáveis pela gestão e formulação de políticas públicas ambientais e de saúde para a tomada de decisões e implementação de uma agenda integrada. Neste momento, o PAVS está em uma segunda fase, realizando a implementação de projetos e ações de intervenção em nível local. (do site da Secretaria)

No programa de governo de 2008 - pg 34, o PAVS foi citado como um dos programas de educação ambiental a serem incrementados.

Não consegui descobrir se o programa foi mantido ou descontinuado - as últimas notícias dele são bem antigas, já. Certamente o retomaremos!


Soninha Francine

Leia também:

Plano de Governo do PPS para SP (elaborado em 2008)