sexta-feira, 23 de março de 2012

PPS discute desafios da Educação em São Paulo

A Câmara Municipal de São Paulo recebeu nesta quinta-feira (22) um evento para debater os avanços e desafios da Educação na Cidade de São Paulo, sob coordenação do vereador Cláudio Fonseca (PPS), presidente da Comissão de Educação e Cultura da Câmara e também do Sindicato dos Profissionais em Educação no Ensino Municipal (Sinpeem).

Segundo o professor Claudio Fonseca, há uma série de desafios no setor da Educação. "O primeiro grande desafio de São Paulo é universalizar o atendimento na educação básica, acabar com o déficit de vagas nas creches para crianças até 3 anos", afirma. "Precisamos também gerar a universalização no ensino médio, que embora não seja obrigação municipal, deve haver um diálogo com os outros poderes nesse sentido.”

Segundo dados da Secretaria Municipal de Educação, há 97 mil crianças à espera de vagas nas creches paulistanas.

A pré-candidata do PPS à Prefeitura de São Paulo, Soninha Francine, defende que, nos casos em que a mãe não consegue vagas em creche, o poder público deveria pagar escolinha particular ou o custo que a mãe teria com uma profissional para cuidar do filho dela. “Eu sei que é polêmico, mas defendo essa visão”, disse.

Relembre aqui como foi o programa sobre Educação na campanha de Soninha Francine à Prefeitura em 2008.

Outra batalha a ser vencida, segundo Claudio Fonseca, é a questão de qualidade no ensino. “Todos os indicadores registram uma queda no desempenho dos alunos. Precisamos substituir o sistema de Progressão Continuada para uma Progressão Qualificada, aquela que indica que o aluno permanece na escola para aprender.”

O encontro desta quinta faz parte de uma série de palestras organizadas pelo PPS, que discutem temas pertinentes à cidade de São Paulo sob o ponto de vista da sustentabilidade. (Com informações do Portal da Câmara / Foto: RenattodSousa)

Quarto encontro com auditório lotado

Além dos mais de cem pré-candidatos a vereador do PPS, compareceram dirigentes como o presidente estadual Davi Zaia, secretário de Gestão Pública do Estado de São Paulo, e o secretário-adjunto Ulrich Hoffmann, entre outros.

Já foram abordados os temas Legislação Eleitoral, Subprefeituras e Mobilidade Urbana e Transporte e reuniu políticos, membros da sociedade civil e especialistas no tema. O próximo encontro, no dia 29, tratará de Meio Ambiente e Cidade Sustentável.

Ciclo de encontros do PPS

Todos os encontros do PPS têm transmissão online e posteriormente o conteúdo é disponibilizado nos meios de comunicação do partido. Reveja no Canal PPS Sampa as principais apresentações.

Os encontros são realizados sempre às quintas-feiras, a partir das 19h, na Câmara Municipal de São Paulo (Viaduto Jacareí, 100 - Bela Vista) e servem para a formulação do Programa de Governo do PPS e orientação dos pré-candidatos na chapa de Soninha Francine à Prefeitura de São Paulo.

Segue abaixo o calendário com os próximos temas a serem debatidos, com a participação de especialistas e dos pré-candidatos do PPS, tendo como ponto em comum de todos os eventos a sustentabilidade:

29/3 – "Meio Ambiente e Cidade Sustentável" – Coordenação de Soninha Francine, Ricardo Young, José Valverde e Arnaldo Jardim. Local: Plenarinho da Câmara Municipal, 1º andar.

12/4 – “Emprego e Renda / Desenvolvimento Social” – Coordenação de Davi Zaia, Chiquinho Pereira e José Antonio Cipolla. Local: Sala A, 1º Subsolo da Câmara Municipal.

19/4 – “Saúde” – Coordenação do Dr. Mamede, Dra. Maira Saad e Dr. Roger Lin. Local: Sala A, 1º Subsolo da Câmara Municipal.

26/4 – “Habitação e Plano Diretor” - Coordenação de Ulrich Hoffmann, Paulo Cesar de Oliveira e Claudio Fonseca. Local: Sala A, 1º Subsolo da Câmara Municipal.

10/5 – “Esporte, Cultura, Lazer e Qualidade de Vida” - Coordenação de Soninha Francine, Vitor Adami, Mauricio Huertas e Heraldo Correa. Local: Sala A, 1º Subsolo da Câmara Municipal.

17/5 – “Diversidade, direitos e garantias" - Coordenação de Soninha Francine, Lylian Concellos, Pai Guimarães e coordenadores temáticos. Local: Sala A, 1º Subsolo da Câmara Municipal.

24/5 - "Segurança" - Coordenação de Soninha Francine e Ari Friedenbach. Local: Plenarinho da Câmara Municipal, 1º andar.

31/5 - "Orçamento da cidade, democratização e fortalecimento do Poder Local" - Coordenação de Paulo Cesar de Oliveira. Local: Local: Plenarinho da Câmara Municipal, 1º andar.