terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

PPS avalia candidaturas a prefeito no interior de SP

No trabalho de avaliação e mapeamento do partido no interior, a direção estadual do PPS se reuniu nesta segunda-feira, em São Paulo, com seis potenciais candidatos, todos com boa perspectiva de vitória em 2012: Myriam Alckmin (Pindamonhangaba), Professora Pollyana (Taubaté), João Otávio (São João da Boa Vista), Dedé Menezes (Ribeirão Pires), Luiz Antonio Panone (Descalvado) e Nério Costa (Sertãozinho).

Participaram do encontro com os prefeituráveis o presidente estadual do PPS, deputado Davi Zaia; o vice-presidente e líder da bancada do partido na Assembléia, deputado Alex Manente; o secretário-geral do PPS/SP e deputado federal Arnaldo Jardim; e o tesoureiro estadual e presidente paulistano Carlos Fernandes.

Myriam Alckmin

Se não bastasse ser vice-prefeita, secretária de Relações Institucionais e presidente do PPS de Pindamonhangaba, Myriam Alckmin Ramos Nogueira carrega no sobrenome o parentesco do político mais famoso: o tio Geraldo Alckmin.

Mas não é só por causa do governador que Myriam tem a política no sangue: "Nasci e cresci vivenciando política. Em 1976, ano de meu nascimento, meu pai conta que ele estava num comício do meu tio Geraldo na Vila São Benedito, então candidato a prefeito em Pinda, quando teve que sair às pressas para levar minha mãe para a maternidade, porque eu estava chegando. Na campanha seguinte eu já estava no palanque com uma bandeirinha na mão."

O avô paterno (Alcides Ramos Nogueira) e o pai (Fernando Nogueira) também foram vereadores por três mandatos cada um, e presidentes da Câmara. "Tio João Bosco foi vereador, vice-prefeito e prefeito por dois mandatos; tio José Lélis, vereador; tio Morgado, vereador e vice-prefeito; e tio Geraldo, que desde jovem, aos 18 anos, foi vereador, prefeito, deputado estadual, federal, vice-governador e hoje nosso governador do Estado de São Paulo."

Como vereadora, Myriam destaca principalmente sua atuação na área social, além de fiscalizar a administração. Cita o “Acessa São Paulo”, programa de inclusão digital, com internet de graça para a população local, e o “Projeto Guri”, trabalho de música com os jovens. Tenta em 2012 ser a primeira mulher prefeita de Pinda.

Professora Pollyana

Professora da Rede Municipal de Ensino e diretora pedagógica voluntária da Instituição Filantrópica Irmã Amália, Pollyana Gama é vereadora pela segunda vez na cidade de Taubaté, ocupando o posto de presidente da Comissão de Educação da Câmara desde 2005.

Entre os principais projetos aprovados destacam-se concursos públicos para professores, médicos, dentistas e assistentes sociais; o Estatuto do Magistério; 40% de adicional de nível universitário; e o retorno do PSF (Programa Saúde da Família).

Sua prioridade é a composição e aprovação do Plano de Carreira do Magistério. O trabalho que desenvolve em prol da educação, cultura, esporte e a valorização de seus profissionais também têm enorme repercussão.

Dedé Menezes

Vice-prefeito de Ribeirão Pires, Edinaldo de Menezes, o Dedé (PPS) é apontado pela base governista como pré-candidato à sucessão do prefeito Clóvis Volpi (PV). “Foi unânime a escolha entre os dez partidos que estão com a gente. Ele (Dedé) já vem ao meu lado há três anos e vai dar continuidade à nossa gestão responsável”, afirmou o atual prefeito.

Formado em Letras e Jornalismo, é pós-graduado em Comunicação e Marketing pela Fundação Cásper Líbero e Gerente de Cidades pela FAAP. Eleito vereador em 2004, foi líder do governo e presidente da Câmara de Ribeirão Pires antes de se eleger vice-prefeito.

Dedé considera que a cidade precisa "continuar trilhando esse caminho de desenvolvimento econômico que é a marca desse governo desde 2005, implantando políticas públicas para melhorar a qualidade de vida da nossa população."

Nério Costa

Prefeito de Sertãozinho e pré-candidato à reeleição, Nério Garcia da Costa (PPS) foi eleito em 2008 com 56,75% dos votos válidos.

Entre as suas principais realizações está a ampliação do atendimento à saúde, a construção de casas populares e a qualificação de jovens para o mercado de trabalho, já que o município conta com escolas técnicas (estadual e federal) qualificadas.

Nério Costa é formado em administração de empresas, com especialização em agronegócio. Foi eleito vereador três vezes (1992, 1996 e 2000) e uma vez vice-prefeito (2004), antes de assumir a Prefeitura de Sertãozinho.

João Otávio

Médico veterinário formado pela UFRRJ (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro), com mestrado pela USP e doutorado na Unicamp, João Otávio Bastos Junqueira é também professor universitário, empresário e produtor rural. Foi reitor por nove anos da Unifeob (Centro Universitário da Fundação de Ensino Octávio Bastos).

"Sou bisneto, neto e filho de políticos que se doaram à causa pública", explica. "Meu bisavô foi deputado federal por Pernambuco; meu avô, Octávio Bastos, foi prefeito de São João da Boa Vista; e meu pai, Clineu Junqueira, foi prefeito de Águas da Prata. Deles herdei o gosto de fazer política séria."

Luís Antônio Panone

Prefeito de Descalvado, advogado, mestre em Ciências da Engenharia Ambiental pela USP, Luís Antônio Panone foi professor de Ciências Políticas na UNIP e de Direito Ambiental na FADISC. Foi também presidente local da OAB/SP e vereador (2000-2004). Em 2011 foi eleito por aclamação vice-presidente da Amesc (Associação dos Municípios do Entorno de São Carlos).

Descalvado, famosa pela produção agropecuária e por suas reservas naturais de areia para uso industrial, desponta como a capital nacional de produtos "pet"(para animais de estimação). Outro destaque é cultivo de cana-de-açúcar.