segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Soninha segue em 3º, com 10% a 11% no Datafolha

A pré-candidata do PPS à Prefeitura de São Paulo, Soninha Francine, repete o índice de 10% a 11% de intenção de votos na pesquisa Datafolha divulgada neste domingo (29/1).

O resultado é praticamente idêntico aos anteriores, com Celso Russomano (PRB), Netinho de Paula (PCdoB) e Soninha Francine (PPS), nesta ordem, liderando em todos os cenários.

No único cenário em que o nome apresentado do PSDB é José Serra, o tucano lidera. Porém, ele voltou a negar que será candidato.

A ex-vereadora Soninha Francine teria mais votos, hoje, que os candidatos do PT (Fernando Haddad) e do PSDB (Bruno Covas, José Anibal, Andrea Matarazzo ou Ricardo Tripoli) somados.

Um detalhe, porém, volta a intrigar o leitor mais atento da Folha de S. Paulo: a matéria menciona o nome de 9 potenciais candidatos, mas omite novamente a 3ª colocada Soninha Francine. Veja abaixo carta enviada ao jornal:

À Folha de S. Paulo

Prezados

Eu já me sinto até constrangido de voltar ao mesmíssimo assunto, mas, só para (não) variar um pouquinho, pela terceira vez no ano sou obrigado a fazer reclamação idêntica: a Folha menciona todos os candidatos que em tese se destacam no Datafolha, mas “pulam” a terceira colocada Soninha Francine (PPS).

Vejam hoje em “Disputa pela prefeitura segue estável, diz Datafolha”. Quem lê a Folha na internet nem sequer é informado sobre a pré-candidatura da ex-vereadora.

Simplesmente não consta o nome de Soninha na matéria que apresenta a pesquisa, muito menos na análise – e ela segue firme com seus 10% ou 11% (mas o leitor não tem acesso a essa informação, ainda que Soninha esteja à frente do candidato petista, dos quatro tucanos e do peemedebista).

Aparecem na matéria os seguintes nomes e índices:

“Celso Russomanno (PRB), que oscila de 17% a 21% e lidera quatro dos cinco cenários pesquisados.”

“José Serra (PSDB), que aparece com 21%.”

“Serra tem contra si uma das maiores rejeições: 33% dos paulistanos dizem que não votariam nele de jeito nenhum. Na pesquisa, só Netinho de Paula (PC do B) aparece à frente do tucano neste quesito, com 35%.”

“Bruno Covas, José Aníbal, Ricardo Tripoli e Andrea Matarazzo- variam de 2% a 6%.”

“O petista Fernando Haddad, que tem o apoio do ex-presidente Lula e da presidente Dilma Rousseff, não passa de 5%.”

“Já Gabriel Chalita (PMDB), candidato do vice-presidente Michel Temer, varia de 6% a 9% das intenções de voto.”


O que devemos fazer para “merecer” a lembrança da Folha para a terceira colocada? Trabalhamos tanto na construção de uma terceira via fora da polarização PT x PSDB, não seria o caso de termos um espaço aberto para esse debate no jornal, como venho solicitando (ou já seria “implorando”) há tanto tempo?

Atenciosamente,

Maurício Huertas
Secretário de Comunicação do PPS/SP


Leia também:

Por que Datafolha esconde líder da pesquisa em SP?

De novo a Folha define os "principais candidatos"...

Folha de S. Paulo x PPS: opinião, réplica e tréplica

Nem PT, nem PSDB: Um sinal verde pra São Paulo