quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Pré-candidatos à Prefeitura se encontram em SP

Foi promovido nesta quarta-feira (18) pela Rede Nossa São Paulo o primeiro encontro de pré-candidatos à Prefeitura de São Paulo. Eles discutiram os principais problemas apontados em uma pesquisa de opinião feita pelo Ibope.

Veja reportagem do jornal SPTV 2ª edição, da Rede Globo.

A pesquisa mostra que a avaliação do paulistano sobre a cidade ficou praticamente estável em relação aos anos anteriores: a media de satisfação é de 4,9. "Se fosse uma escola, a cidade de São Paulo não teria passado", diz Márcia Cavallari, diretora do Ibope

Os pré-candidatos Soninha Francine, do PPS, Netinho de Paula, do PCdoB, e Gabriel Chalita, do PMDB, acham que podem aumentar o grau de satisfação de quem mora em São Paulo, a começar pela segurança. Quase 90% dos entrevistados dizem que se sentem pouco ou nada seguros na cidade.

“Uma cidade mal iluminada, mal sinalizada, mal cuidada, tem a tendência de ser uma cidade mais violenta. Os governos federal, estadual e municipal poderiam desenvolver um plano conjunto de melhoria real da segurança na cidade de São Paulo”, diz Chalita.

No transporte público, o ônibus demora pra chegar: em média, 22 minutos. Na saúde, o tempo médio de espera para uma consulta é de 52 dias. Em 2010, era 61. "Não mudou absolutamente nada nos últmos 20, 30 anos. A demora continua a mesma. Isso foi o que mais me chocou", afirma Netinho.

O levantamento mostra também que a confiança dos paulistanos nas instituições públicas da cidade anda em baixa. A Câmara Municipal, a Prefeitura e o Tribunal de Contas do município tiveram os piores desempenhos nessa questão.

“É obvio que a percepção das pessoas sobre a qualidade dos serviços públicos, sobre a honestidade dos políticos, sobre a qualidade de vida da cidade de um modo geral, é muito ruim. Então é uma reflexão que a gente precisa renovar. Não é uma novidade”, diz Soninha.

Os pré-candidatos do PV, PSOL e PT foram convidados, mas não apareceram. Eles mandaram representantes para o debate.(G1)

Leia também:

Nossa São Paulo: IRBEM e o Quadro da Desigualdade