quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Mães da Sé lutam por atenção e informação

Estivemos hoje com a fundadora e presidente da ONG Mães da Sé, Ivanise Esperidião da Silva Santos, falando sobre a importância do trabalho realizado na procura de pessoas desaparecidas (principalmente crianças e adolescentes).

É uma tarefa inglória a busca de qualquer resposta pelas famílias dos desaparecidos, pois não há um cadastro nacional unificado com informações atualizadas, nem sequer as delegacias estão integradas e preparadas para atender uma mãe à procura de um filho.

Mal comparando, as famílias dos desaparecidos políticos têm todo o respaldo legal do Estado, atendimento e informação oficial do governo, incluindo até mesmo indenizações milionárias para amenizar um pouco o sofrimento pela perda dos entes queridos. Por outro lado, as famílias dos desaparecidos "comuns", pobres e anônimos, sofrem com o descaso do poder público, a desatenção e a desinformação.

A ONG Mães da Sé nasceu há 15 anos, quando a filha adolescente de Ivanise (Fabiana, aos 13 anos) desapareceu. Atualmente, a organização conta com cerca de 10 mil associados de todo o Brasil e já foi a responsável por localizar mais de 2.600 pessoas desaparecidas.

A entidade presta atendimento às famílias que tiveram um parente desaparecido, assessoria jurídica quando necessário, apoio psicológico e ainda faz o encaminhamento das pessoas para a Delegacia de Pessoas Desaparecidas, com quem tem parceria.

Apoiamos duas sugestões pertinentes de Ivanise, uma ao ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo (fazer funcionar o cadastro nacional unificado das pessoas desaparecidas) e outra à deputada Manuela d'Ávila, presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados (para criação da Frente Parlamentar de Apoio às Famílias de Pessoas Desaparecidas).

Na maioria das vezes, o que mais falta às mães que já sofrem a dor pungente da perda de seus filhos é muito pouco: atenção, carinho e informação. Se o poder público cumprir a sua parte, já é meio caminho andado. Força, Ivanise! Estamos com você!

Leia também:

A história de Ivanise, da ONG Mães da Sé