quinta-feira, 6 de outubro de 2011

O Globo: "PPS tenta atrair Marina para o partido"

Sérgio Roxo, repórter do jornal O GLOBO

SÃO PAULO. O PPS iniciou um movimento para tentar aproximação com a ex-senadora Marina Silva, sem partido, e os dissidentes do PV. O primeiro passo concreto foi dado na semana passada com as filiações dos "marineiros" Ricardo Young, candidato verde ao Senado em São Paulo no ano passado, e José Fernando, que disputou o governo de Minas pelo PV.

O resultado imediato do movimento pode ser o apoio de Marina, que teve quase 20 milhões de votos na eleição presidencial do ano passado, a dois candidatos a prefeito da legenda em capitais na eleição do ano que vem: o próprio Fernando em Belo Horizonte e Soninha em São Paulo.

O presidente nacional do PPS, Roberto Freire, diz que o partido está estreitando os vínculos com os aliados de Marina e vê a "possibilidade de uma caminhada comum agora e no futuro":

- Há um campo comum de atuação. No que isso vai dar, não adianta a gente antecipar.

Para os seguidores de Marina, o assédio do PPS está claro. A legenda tenta buscar espaço no cenário político nacional depois de apoiar José Serra na eleição do ano passado. Com o afastamento de Serra da cúpula do PSDB, o PPS, que segue na oposição ao governo, ficou isolado.

Mas, para os aliados da ex-presidenciável, a chance de uma união com o PPS, para além dos apoios pontuais da eleição de 2012, é pequena. Hoje, a ideia do grupo é mesmo tratar da fundação de um novo partido a partir de 2013.

- Essa aproximação (com o PPS) visa a eleição de 2012 e para aí. O que acontecerá depois depende do futuro - afirma Maurício Brusadin, ex-presidente do PV de São Paulo.

O deputado federal Alfredo Sirkis (RJ), apoiador de Marina que segue no PV, é mais direto ao descartar a possibilidade de entrada do grupo no partido:

- Esse movimento (de aproximação) do PPS é ingênuo. É inconcebível (a filiação ao PPS).

Sirkis lembra que parte da bancada do PPS na Câmara foi favorável à reforma do Código Florestal, ponto de honra dos "marineiros". Apesar de refutar o casamento, Sirkis aceita os apoios pontuais. Ele mesmo pretende subir no palanque de Soninha na capital paulista.

A pré-candidata do PPS tem tentado se aproximar dos "marineiros". Na noite de segunda, ela esteve no lançamento do livro "O Efeito Marina", de Sirkis, sobre a campanha presidencial do ano passado, em São Paulo. Marina compareceu. A ex-senadora não deve declarar apoio a Soninha, no momento. Ricardo Young vai disputar uma vaga na Câmara Municipal paulistana.

Já em BH, o apoio da ex-presidenciável a José Fernando deve ser mais fácil. O problema é que ele não decidiu se vai concorrer na capital mineira ou em Conceição do Mato Dentro, cidade em que já foi prefeito.

Leia também:

PPS no lançamento do livro de Sirkis sobre Marina

Direção do PPS prestigia filiação de Ricardo Young

Roberto Freire: Sinal Verde para São Paulo

Marina, o ícone da "nova política" e outros sinais...