sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Eleição da Mesa agita bastidores da Câmara de SP

De um lado, o centrão e o PT. Do outro, o PSDB. Na corda bamba, DEM e PCdoB, pendendo para um lado ou para o outro. Uma situação inusitada porque o DEM é, até o momento (já que se fala na sua transferência para o PMDB), partido do prefeito Gilberto Kassab, que declarou apoio a José Police Neto (PSDB) contra Milton Leite (DEM), o candidato do centrão.

O DEM segue rachado. A maioria da bancada está com o prefeito. Contra estão os vereadores Milton Leite e Carlos Apolinário, que ditam a linha dura do Centrão, traduzida no "recado" que o nobre colega Adilson Amadeu (PTB) transmitiu a Kassab: "O prefeito brinca com fogo. Se continuar a assediar quem está no nosso grupo, vai ganhar um belo presente de Natal antecipado."

O "assédio" acusado pelo Centrão são conversas que Kassab tem mantido com vereadores de todos os partidos. Até o PCdoB, tradicional satélite petista, teria espaço na Mesa com a eleição do tucano José Police Neto. Seria um golpe de morte no Centrão, que vem controlando a Câmara, elegendo seus membros e chantageando o Executivo desde a posse do então prefeito José Serra, em 2005.

Para constar: o PPS, com seus vereadores Claudio Fonseca e Dr. Milton Ferreira, que fazem parte da base de sustentação do governo, deve apoiar a eleição de José Police Neto para a presidência da Câmara Municipal.