quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Depois querem tirar o diploma dos jornalistas...

Em dia que falta assunto, acabam surgindo na imprensa algumas idéias mirabolantes de editores e repórteres em busca de um lugar nos refletores da fama fácil. Mas como nem todo jornalista tem vocação para a profissão, alguns acabam se portando mais como candidatos a celebridades no pior estilo BBB da vida.

O UOL teve nesta terça-feira, 22 de setembro, o seu dia de convidado dos programas de Luciana Gimenez e Sonia Abrahão, com direito a sensacionalismo, interjeições típicas e ruídos de comunicação (as cenas de quase-atropelamento foram demais até para o padrão "cigano Igor" de interpretação).

A idéia iluminada foi mostrar que no Dia Mundial sem Carro, os vereadores de São Paulo utilizaram seus carros oficiais, burlando o boicote voluntário aos automóveis.

Ora, bingo! Num dia de chuva, com parlamentares que vêm de regiões como Itaim Paulista, Guaianases, Capela do Socorro, Grajaú, entre outros rincões que o UOL só conhece pelo Google Maps, seria mesmo difícil supor que alguém viria a pé ou de bicicleta.

O PPS tem Soninha Francine, que faz isso não apenas uma vez por ano, mas porque adotou como hábito de vida. Aí, sim! O resto é balela, demagogia, assunto pra encher linguiça.

Aliás, uma pergunta que não quer calar: a repórter do UOL, Daniela Paixão, autora da reportagem, chegou como à Câmara Municipal?

Se o UOL - que cobra dos outros o que não pratica - comprovar que seus repórteres não usaram automóvel nesta terça-feira, o Blog do PPS/SP se compromete a postar 1.000 pedidos de desculpas e assumir publicamente que pratica mau jornalismo. Do contrário, quem ofende a profissão é o UOL, com o seu rançoso lema do "Faça o que eu mando, não faça o que eu faço".

Veja aqui a matéria completa do UOL.